Projeto Visualidades e memória entrevista Marcelo AB

Entrevista com o artista Marcelo AB sobre a exposição “Arqueologia do Urbano – Memória da Paisagem” realizada no Centro Cultural UFMG, em 20 de janeiro de 2015, com curadoria de Rodrigo Vivas, professor da UFMG.

Assista:

Marcelo AB

Nascido em Belo Horizonte, em dezembro de 1945. A formação humanística que recebeu dos pais e as atividades manuais praticadas em casa e na escola despertaram seu gosto pelas artes. Em 1959, após concluir o primário, Marcelo matriculou-se no internato do Seminário Santo Antônio, em Santos Dumont, na Zona da Mata mineira. Lá foi convidado para trabalhar no ateliê do mestre Frei Davi, onde aprendeu técnicas de desenho, pintura e gravura. Em 1967, voltou a residir em Belo Horizonte e frequentou por dois anos o curso de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Nessa época montou um ateliê de serigrafia em sua casa e começou a produzir cartões comemorativos. Em 1970, concluiu graduação em Comunicação Social na UFMG. Em 1971, cursou pintura no Atelier Livre de Artes Plásticas da Escola Guignard e começou a expor seus trabalhos.