Perigo silencioso

Sempre que possível, evitamos contato com pessoas que estão com alguma doença contagiosa. Espirros, tosses e secreções no geral podem nos infectar, e ninguém quer ficar doente. Entretanto, nem sempre quem está doente, parece doente. O perigo silencioso das pessoas assintomáticas é um fator que pesa muito para o sucesso da transmissão de doenças. É o caso do coronavírus da pandemia de 2020.

 

Sempre que possível, evitamos contato com pessoas que estão com alguma doença contagiosa. Espirros, tosses e secreções no geral podem nos infectar, e ninguém quer ficar doente. Entretanto, nem sempre quem está doente, parece doente. O perigo silencioso das pessoas assintomáticas é um fator que pesa muito para o sucesso da transmissão de doenças. É o caso do coronavírus atual. Existem pessoas infectadas que muitas vezes não manifestam sintomas por vários dias mas contaminam outras pessoas.

Clique no play ou faça o download para ouvir todo o programa.

Texto de Ana Elisa Figueiredo com a colaboração de Giliane de Souza Trindade do Departamento de Microbiologia  da UFMG para o programa Na Onda da Vida.

MAIS CIÊNCIA NO AR

No link abaixo você pode acessar todos os conteúdos publicados pelos cinco projetos que fazem parte do Ciência no Ar. Acesse e confira vários assuntos interessantes.

Clique e acesse todos conteúdos do Ciência no Ar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ouça os Programas

CIÊNCIA NO AR

Ciência no ar é um programa de extensão da UFMG que reúne projetos de divulgação científica feitos para várias mídias.
Começamos na Rádio UFMG Educativa, viajamos nos ônibus de Belo Horizonte e estamos também nas escolas.

Entre em contato conosco.
Tel: 31 3409-2980
E-mail: naondadavida@icb.ufmg.br

ENTRE EM CONTATO