UFMG sobe três posições e está entre as 10 melhores universidades da América Latina
Presença destacada na classificação da Times Higher Education (THE) é resultado de esforço da instituição em aprimorar coleta de dados para refletir melhor a sua realidade
Por Luana Macieira
A UFMG é a 10ª melhor universidade da América Latina segundo o mais recente ranking divulgado pela Times Higher Education (THE). A Universidade subiu três posições em relação ao levantamento de 2024. Na nova classificação, aparece como a sexta melhor instituição do país e a terceira entre as universidades federais.
Em reportagem publicada em seu website, a THE explica que alterações metodológicas provocaram a mudança na colocação de algumas instituições. Até então, a pontuação era calculada exclusivamente a partir de comparações entre universidades latino-americanas. Neste ano, pela primeira vez, o ranking considerou a base de dados global do Ranking Mundial de Universidades, que cobre o período de 2020 a 2025.
Os cincos pontos considerados na avaliação foram o ensino (ambiente de aprendizado), o ambiente de pesquisa (volume e reputação), a qualidade da pesquisa (excelência e influência), a internacionalização (de estudantes, pesquisa e servidores) e a indústria (investimentos e patentes).
O professor Dawisson Belém Lopes, diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais (EGDI), afirma que, além de ter melhorado sua pontuação em todos os pilares da avaliação (ensino, pesquisa e internacionalização), a UFMG tem- se dedicado a aprimorar a coleta dos dados fornecidos às agências produtoras de rankings, com o apoio de suas unidades acadêmicas e administrativas.
Esse trabalho é coordenado pelo Escritório de Dados, criado em 2023 pela reitora Sandra Goulart Almeida. “Os rankings não pautam o nosso projeto acadêmico e social, mas devem ser mais bem compreendidos para refletir de forma mais fiel a nossa realidade. A relação da Universidade com os instrumentos de classificação de desempenho mudou, e isso tem se materializado em avaliações recentes de diferentes perfis, como o ranking de sustentabilidade da QS e o de ciência interdisciplinar da própria THE, nos quais a UFMG aparece em posições de destaque”, afirma a reitora.
Dawisson Lopes acrescenta que figurar entre as 10 melhores da América Latina também reforça a visibilidade da Universidade: “Uma boa posição no ranking amplia as possibilidades de projetarmos nossos pesquisadores e os resultados de nossa atividade acadêmica. Esse trabalho integra uma estratégia para cumprirmos nossa missão social e exercermos, da melhor forma possível, nossa vocação de servir ao país e à comunidade.”
Recuperação em curso
A reportagem publicada no website da THE explica que o bom desempenho das universidades brasileiras no ranking latino-americano ocorreu na contramão das restrições orçamentárias impostas nos últimos anos. Na avaliação de Dawisson Belém Lopes, o predomínio das instituições brasileiras na lista (sete das universidades do top 10 são do país) indica que o Brasil começa a se recuperar de um período marcado por baixo investimento e por ataques à educação e à pesquisa durante os dois governos anteriores.
“Depois do que as instituições de ensino sofreram nesses governos, com subfinanciamento, precarização das condições de trabalho e campanhas difamatórias, começamos a nos reerguer em termos de recomposição orçamentária e de recuperação do prestígio da universidade como instituição fundamental para a construção do futuro do país. As universidades brasileiras, especialmente as públicas, são responsáveis por quase 90% de toda a nossa produção científica. Se o estado brasileiro não apoiar as universidades, elas não conseguirão realizar as entregas sociais na proporção que lhes é demandada. O ranking mostra que as capacidades estatais estão sendo recompostas”, conclui Belém Lopes.
Mais lidos
Semana
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Processo seletivo Etapa 1 do Seriado UFMG terá provas em 49 locais
Local específico de cada candidato será informado no comprovante definitivo de inscrição, a ser disponibilizado no dia 24 de novembro
-
Processo seletivo Etapa 1 do Seriado UFMG será realizada neste domingo, dia 14
Mais de 45 mil inscritos farão as provas em Belo Horizonte, Montes Claros e em outras cinco cidades
-
294 vagas Vestibular Habilidades 2026 recebe inscrições até 11 de dezembro
Processo seletivo define ingresso em cinco formações da UFMG
-
Ranking internacional UFMG sobe três posições e está entre as 10 melhores universidades da América Latina
Presença destacada na classificação da Times Higher Education (THE) é resultado de esforço da instituição em aprimorar coleta de dados para refletir melhor a sua realidade
Notícias por categoria
Institucional
-
Cidade e universidade Espaço do Conhecimento seleciona propostas audiovisuais para exibição em sua fachada digital
Dispositivo na Praça da Liberdade projeta produções sobre temas como ciência, diversidade, meio ambiente e criação artística; submissões devem ser feitas até 6 de março de 2026
-
Foripes Projeto da Rede Mineira de Formação de Professores é apresentado ao secretário estadual de educação
Empossado em agosto, Rossieli Soares da Silva reuniu-se com dirigentes de 19 instituições de ensino superior sediadas no estado
-
TV UFMG Psicólogo expõe estratégias para controlar a ansiedade durante o Seriado UFMG
Assista às dicas para a véspera do exame e para o momento de realização das provas
-
Ranking internacional UFMG sobe três posições e está entre as 10 melhores universidades da América Latina
Presença destacada na classificação da Times Higher Education (THE) é resultado de esforço da instituição em aprimorar coleta de dados para refletir melhor a sua realidade
-
Não há de ser inutilmente ‘Esperança Equilibrista’: operação na UFMG completa oito anos
Em ação considerada ilegal, gestores foram conduzidos coercitivamente em 6 de dezembro de 2017; TV UFMG prepara documentário sobre o episódio