Voltar para o Início Ir para o rodapé
Política pública

Censo vai subsidiar aprimoramento da pós-graduação ‘stricto sensu’ no Brasil

Formulário deve ser preenchido até 26 de fevereiro; levantamento é conduzido pela Capes

Com CGCOM/Capes

Pesquisadora no CTVacinas, uma das estruturas de pesquisa que operam com mestrandos e doutorandos matriculados em programas de pós-graduação da UFMG
Foto: Foca Lisboa | UFMG

Pós-graduandos matriculados (mestrado e doutorado), professores (permanentes e colaboradores), pesquisadores em estágio pós-doutoral e coordenadores de programas de pós-graduação com vínculo vigente no sistema podem contribuir com o Censo da Pós-graduação, conduzido pela Capes. O formulário, que deve ser preenchido até 26 de fevereiro, está disponível na Plataforma Sucupira. A operacionalização do processo é regida pela Instrução Normativa 4/2025, e o cronograma segue a Portaria 286/2025.

O Censo da Pós-graduação é um levantamento anual, de caráter declaratório, feito mediante coleta descentralizada de dados, com o objetivo de subsidiar as políticas públicas relacionadas à pós-graduação stricto sensu por meio da produção de dados estatísticos, com ênfase em ações afirmativas e inclusivas, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

A prestação das informações é obrigatória, e cabe ao coordenador de cada programa de pós-graduação responsabilizar-se pelo monitoramento do preenchimento do formulário pelos seus integrantes.

Proteção de dados
Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Capes adotou medidas técnicas e administrativas destinadas a assegurar a proteção e a privacidade dos dados informados. Isso garantirá tratamento seguro e em consonância com os princípios e fundamentos da legislação vigente para as informações.

A divulgação do resultado está prevista para 16 de novembro. O canal oficial de comunicação para atendimento relacionado ao Censo é o falecomdav@capes.gov.br.

Notícias relacionadas:

Institucional Avaliação da Capes consolida excelência da pós-graduação da UFMG

Quase 60% dos programas de pós-graduação da UFMG que mantêm cursos de doutorado alcançaram notas de excelência (6 e 7) na Avaliação Quadrienal da Capes, referente ao período 2021-2024. O resultado, ainda em caráter preliminar, foi divulgado nesta semana, com repercussão imediata nos programas da Universidade, que comemoraram em suas páginas e redes o bom […]

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Notícias Externas