.: Existe restrição para a inscrição nos cursos?
A modalidade de Atualização oferta cursos trimestrais, oferecendo entre 300 e 600 vagas. A participação é livre, gratuita, sem pré requisitos e não há a exigência de escolaridade de nível superior. Para participar, é recomendado que o interessado tenha acesso a internet, porque as atividades são desenvolvidas no ambiente virtual Sala de Aula.
.: Qual o público-alvo do Programa?
O Programa é destinado, prioritariamente, a conselheiros nacionais e técnicos do governo federal que trabalham com instituições participativas. Todavia, estudantes, conselheiros municipais e estaduais, membros de ONGs e outros públicos também podem participar.
.: Qual o valor dos cursos?
Os cursos são gratuitos. Não há cobrança de matrícula, mensalidades ou emissão de certificados de participação.
.: Preciso me preparar para encontros presenciais?
Não. Os cursos de Atualização são ofertados a distância e por isso não ocorrerão encontros presenciais. As disciplinas são acompanhadas pelo estudante via internet, no ambiente virtual Sala de Aula.
.: Já posso me inscrever para os cursos que serã abertos em breve?
Não. As inscrições devem ser feitas somente nos períodos indicados, que serão amplamente divulgados nas seções Agenda e Notícias.
.: Onde me inscrevo?
O interessado deverá preencher um formulário que estará disponível no link Inscrições. O formulário só ficará disponível quando existirem cursos em aberto e com vagas disponíveis. Se todas as vagas de determinado curso forem preenchidas, as inscrições se encerram automaticamente e o formulário é retirado do ar.
.: Como funciona o prazo diferenciado de inscrição?
As inscrições são abertas em um primeiro momento para conselheiros nacionais e técnicos do governo federal que trabalham com instituições participativa, que são o público-alvo do Programa. Caso sobrem vagas, elas serão disponibilizadas aos demais públicos. Assim que todas forem preenchidas, o formulário de inscrição será retirado do ar. Isso significa que apesar das inscrições terem um período específico, serão encerradas quando todas as vagas forem preenchidas.
.: Como saberei se fui selecionado?
Aguarde o email de confirmação da inscrição, enviado logo após o preenchimento do formulário. Ele é comprovante de que a inscrição foi efetivada.
.: Posso me inscrever em uma lista de espera?
O Programa de Formação não trabalha com listas de espera ou de excedentes.
.: Devo me inscrever somente uma vez para participar de todos os cursos?
Não. Os interessados deverão se inscrever a cada novo curso de Atualização aberto e a inscrição é válida somente para o curso selecionado. Quando o curso acabar e o usuário quiser participar de outra disciplina, deverá se submeter a nova seleção e preencher novo formulário de inscrição nos períodos indicados.
.: Quando receberei login e senha para acesso à Sala de Aula?
O selecionado receberá login e senha no email informado no ato da inscrição até o início do curso. A comissão gestora orienta os selecionados a desbloquear anti-spams e a checar pastas como Spam e Emails em Massa que podem reter a mensagem. Se o usuário não receber login e senha até a data de início do curso, deve comunicar a Equipe de Apoio.
.: Para ser aprovado preciso ficar online quantas horas?
O curso tem uma carga horária que é baseada no tempo em que o aluno levará para baixar e ler os textos e vídeos aulas. O aluno deve atingir 70% de participação que é medido pela plataforma: baixar textos e vídeos, acessar o cronograma e orientações básicas, acessar a biblioteca, acessar e participar dos fóruns. Para realização dessas atividades, os alunos tem bastante autonomia, mas devem respeitar o período que o fórum estiver aberto. A qualquer dia indicado poderá postar suas considerações, pois não é definido um horário ou número de horas fixo para isso. Portanto, medimos o percentual através do acesso e participação na plataforma e não pelas horas que o usuário fica conectado.
.: Receberei o material do curso?
Sim. O certificado e o material didático serão enviados via correios para o endereço postal informado pelo estudante no ato da inscrição.
.: Por que meu certificado ainda não chegou?
O envio do certificado depende da validação de todos os envolvidos no Programa, por isso pode demorar algum tempo até chegar na casa do destinatário.
.: Onde posso ler o Termo de Compromisso dos cursos de Atualização?
Clique aqui e aguarde o carregamento do arquivo.
.: Como entrar em contato com a Equipe de Apoio?
Interessados devem enviar email para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Dúvidas e questionamentos serão brevemente respondidos pela equipe.
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.: O site está adaptado para a navegação de cegos e pessoas com baixa visão?
Sim. O site Conselheiros Nacionais está adaptado para a navegação de pessoas com deficiência visual, de acordo com as normas do governo federal. Para garantir a acessibilidade, o usuário deverá baixar, em seu computador, programas específicos com essa finalidade. A comissão gestora do curso sugere ao usuário que faça o download do programa DOSVOX, um dos mais utilizados para a síntese de voz. Ele pode ser baixado gratuitamente no site do projeto.
Clique aqui e acesse o manual de navegabilidade do uso do DOSVOX para a leitura do site Conselheiros Nacionais.
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.: Como salvar os vídeos temáticos em seu computador?
Os vídeos temáticos tem acesso livre e não é necessário nenhum tipo de registro para serem assistidos. Clique aqui para acessar a galeria de vídeos temáticos do curso.
Para assistir aos vídeos temáticos é necessário ter instalado o
plugin do Windows Media®.
.: Como assistir aos vídeos temáticos?
Para assistir, é necessário ter instalado o plugin do Windows Media®. Siga as instruções a seguir de acordo com o seu sistema:
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.: Como abrir os documentos do curso?
Para abrir os arquivos do curso faça o download do Adobe Acrobat.
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.: Quem pode participar do Programa?
O Programa é destinado, prioritariamente, aos conselheiros dos Conselhos Nacionais de políticas públicas, a gestores e técnicos do governo federal que trabalham com instituições participativas e a representantes de organizações da sociedade civil de abrangência nacional. No caso dos cursos de Especialização e Aperfeiçoamento, os candidatos precisam ser graduados em qualquer área e caso as vagas não sejam preenchidas pelos candidatos descritos anteriormente, serão selecionados, prioritariamente, conselheiros estaduais e municipais. No caso dos cursos de Atualização, que serão oferecidos ao longo de todo o Programa e que correspondem às disciplinas ofertadas para a Especialização e o Aperfeiçoamento, poderão se inscrever outras pessoas interessadas, sem a exigência de escolaridade de nível superior.
.: O que fazer para participar?
Nas modalidades de Especialização e Aperfeiçoamento, os interessados deverão se submeter a um processo de seleção. Para participar dos cursos de Atualização, os interessados precisam apenas preencher o formulário de inscrição nos períodos em que disciplinas estiverem sendo ofertadas.
.: Posso me inscrever no curso?
As inscrições foram encerradas para as modalidades de Especialização e Aperfeiçoamento e não há previsão de abertura de novas vagas até o fechamento das atividades do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais, em 2010.
.: Qual o valor dos cursos?
O Programa arcará com os custos de três taxas de matrícula (2º semestre de 2008, 1º e 2º semestres de 2009) e das mensalidades dos alunos que forem aprovados no processo seletivo para as modalidades de Especialização e Aperfeiçoamento. Caso algum aluno necessite se matricular em mais um semestre, os custos da taxa de matrícula ficarão a seu cargo. Para os alunos inscritos nos cursos de Atualização, não há custos.
.: Inscrição em uma modalidade de curso significa que se está inscrito ou matriculado automaticamente nas outras?
Não, a inscrição vale apenas para a modalidade escolhida. No caso da Especialização e do Aperfeiçoamento, o candidato se inscreve para uma das modalidades e se submete ao processo de seleção. Aqueles que forem aprovados serão matriculados nos cursos aos quais se candidataram. No caso da Atualização não haverá processo seletivo, a inscrição é feita por ordem de preenchimento do formulário online e os interessados deverão se inscrever a cada novo curso de Atualização aberto.
.: Após a realização da inscrição, o que o candidato deve fazer?
No caso dos cursos de Atualização, o candidato deve aguardar um e-mail da coordenação do curso informando que que sua inscrição foi aceita. Após esta confirmação, ele receberá um novo e-mail com seu login e senha para acessar a plataforma do curso. No caso dos cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento, os candidatos devem aguardar o processo de seleção. Após o resultado, que será divulgado no site do Programa e na Secretaria do DCP/UFMG, os aprovados receberão um e-mail com seu login e senha para acessar a plataforma virtual.
.: E quando a inscrição foi aceita, mas o aluno não recebeu o login e a senha para acessar a plataforma?
O estudante matriculado na Especialização ou Aperfeiçoamento deve enviar um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. informando nome completo e o e-mail que deseja cadastrar na plataforma. Já os inscritos na Atualização precisam relatar o fato pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .
.: Existe público prioritário para os cursos de Atualização?
Sim. Conselheiros nacionais e técnicos do governo federal que trabalham com instituições participativas terão prioridade na inscrição, visto que constituem o público-alvo do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais. Durante o prazo de inscrições, a comissão gestora do Programa determinará um período exclusivo para que eles possam realizar suas inscrições. Expirado esse prazo, as vagas restantes serão destinadas a todos os públicos (conselheiros nacionais, estaduais ou municipais, técnicos do governo federal, estaduais ou municipais, membros de ONGs, estudantes e outros públicos).
.: Novas inscrições serão abertas para a Especialização e Aperfeiçoamento?
Ainda não há previsão, visto que as atividades dos selecionados em 2008 terminam somente em 2010. Sendo assim, as disciplinas do Programa não serão reofertadas e as atividades letivas seguirão o Calendário 2008-2010.
.: O curso oferece o auxílio de tutores?
Sim, os alunos dos cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento contam com 17 tutores que atuarão como facilitadores do processo de aprendizagem. Em sua maioria, são mestrandos, mestres ou doutorandos e vão auxiliar no processo pedagógico juntamente com os professores das disciplinas e a equipe de coordenação.
.: Não consigo acessar o ambiente virtual Sala de Aula, o que fazer?
O sítio ou site do Programa dá acesso à Plataforma dos cursos, por meio do link Sala de Aula. O endereço é http://sureco.grude.ufmg.br/moodle_externo/login/index.php. Somente terão acesso à Plataforma os alunos regularmente inscritos ou matriculados. Se os problemas de acesso persistirem, entre em contato novamente com a coordenação do Curso para que se verifique as possíveis soluções.