Cultura UFMG

left direction
right direction
  • PDF

Campus Cultural UFMG em Tiradentes e Espaço do Conhecimento UFMG participam da 15ª Primavera dos Museus; evento começa nesta segunda

Em 2021, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) celebra 15 anos da Primavera dos Museus, inciativa que conecta museus, centros culturais e de memória de todo o país, fortalecendo os laços entre as instituições e a sociedade, e ampliando o público destes espaços. O Campus Cultural UFMG em Tiradentes e o Espaço do Conhecimento UFMG, ambos geridos pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, participam do evento, que acontece entre os dias 20 e 26 de setembro. A programação completa da Primavera pode ser acessada no link: http://eventos.museus.gov.br

Em face à pandemia de covid-19, o tema escolhido pelo Ibram para este ano é 'Museus: Perdas e Recomeços', que convida a olhar para trás e perspectivar novos caminhos. A partir disso, o Museu Casa Padre Toledo, que integra o Campus Cultural UFMG em Tiradentes, propõe uma programação que transita por diferentes planos virtuais, como territórios expandidos do Museu. Há atividades que retomam projetos anteriores, como a exposição 'Sua Face Seu Retrato', além de atrações que foram aperfeiçoadas, como visitas virtuais mediadas e produção audiovisual que expressa o trabalho realizado pelo Campus neste período.

O Espaço do Conhecimento UFMG também preparou uma série de atividades especiais, que exploram vários formatos. Começando pelo lançamento do catálogo 'Saberes Indígenas e Etnofármacos', com informações sobre o uso de plantas medicinais pelas etnias Maxakalí, Pataxó, Xakriabá e Yanomami. Ao longo da semana, haverá sessão de astronomia 'Descobrindo o Céu', sobre os desafios de suprir o fechamento do planetário durante a pandemia, oficina sobre os termos do universo museal na Língua Brasileira de Sinais, e exibição de vídeos da Exposição Sertão Mundo, na Fachada Digital do Espaço.

Confira a agenda de cada um dos espaços:

Museu Casa Padre Toledo
- 20 de setembro: Lançamento do segundo episódio do projeto 'Con (fiar): Abençoada Cura: O dom, a fé e a sabedoria ancestral das benzedeiras', no YouTube.
- 21 de setembro: Lançamento da Exposição Virtual 'Sua Face Seu Retrato' do grupo Al-químicos, no Instagram @museupadretoledo e @campustiradentes
- 22 de setembro, às 15h: Visita Virtual Mediada, aberta para todos os públicos, pelo Google Meet
- 24 de setembro: Podcast 'Museando com Toledo - O Conto da Fênix', no Spotify e demais aplicativos de podcast
- 26 de setembro: Encerramento da programação com o Coral Flautear, no YouTube.

Espaço do Conhecimento UFMG
- 20 de setembro, às 12h: Lançamento do catálogo "Saberes Indígenas e Etnofármacos", com informações sobre o uso de plantas medicinais pelos Maxakalí, Pataxó, Xakriabá e Yanomami no site do Espaço;
- 23 de setembro, às 17h: Sessão especial da live "Descobrindo o Céu", sobre os desafios de suprir o fechamento do planetário durante a pandemia no YouTube;
- 25 de setembro, às 10h: Oficina do projeto Sábado com Libras apresentando termos do universo museal na Língua Brasileira de Sinais, pelo Zoom;
- Todos os dias, de 20 a 26 de setembro das 19h às 22h: Exibição de vídeos da Exposição Sertão Mundo na Fachada Digital do museu.

Para mais detalhes, acesse o site e redes sociais do Campus Cultural UFMG em Tiradentes e do Espaço do Conhecimento UFMG.

Você está aqui: Home