“Cultura maker e educação a distância: Aproximações“, de autoria das assessoras Cristina Gonçalves e Lúcia de Salvo, e da graduanda em Geografia pela UFMG e ex-bolsista do programa de extensão Aproxime-se Ana Nunes, foi um dos trabalhos agraciados com menção honrosa na edição do primeiro semestre de 2025, realizada entre 24 e 26 de junho.
O artigo aborda a relação entre a Cultura Maker (CM) e a Educação a Distância, buscando responder as formas pelas quais a modalidade de ensino pode contribuir para a difusão da CM e como, de forma simultânea, a Cultura Maker pode contribuir para a produção de cursos a distância.
A equipe da DEDD participou do congresso virtual com outros dois trabalhos: “Inteligência Artificial na Educação” e “A Prática Docente na Educação Digital Escolar: Desafios e Possibilidades”.
O primeiro, produzido pelos assessores pedagógicos Adalgimar Gomes e Ramiro Barboza e pelo bolsista do programa de extensão da DEDD Douglas Lee, trata do impacto da inteligência artificial (IA) nos processos de ensino-aprendizagem. Já o segundo, que teve como autores a diretora adjunta da DEDD, Ana Carolina Almeida, a assessora pedagógica Márcia Duarte e o bolsista do Aproxime-se Thiago Rodrigues, analisa como docentes que atuam na educação básica das redes públicas de ensino lidam com os desafios e exploram as possibilidades proporcionadas pela educação digital.
Aproxime-se 2025 debate educação digital nas escolas
A submissão de trabalhos ao UEaDSL é uma das atividades que integram as atribuições dos membros da equipe do Aproxime-se, que buscam conciliar as discussões previstas para cada edição aos objetos de cada artigo.
Neste ano, o programa discutirá educação digital nas escolas por meio de atividades como palestras e oficinas ministradas durante eventos sediados nos polos da UAB dos municípios parceiros: Conselheiro Lafaiete, em julho, e Sabará, em agosto.
Para mais informações sobre o programa e seu histórico, acesse a página https://www.ufmg.br/dedd/extensao/programa-aproxime-se/.