A UFMG abre inscrições, de 26/5 a 15/6, para a seleção de alunos da especialização em Gestão Escolar, gratuita e ministrada majoritariamente a distância, com encontros presenciais nos polos de Bambuí, Barroso, Bom Despacho, Itabira e Lagoa Santa. O curso será ofertado pela Faculdade de Ciências Econômicas (Face/UFMG), com o apoio da Diretoria de Educação a Distância (DEDD/UFMG) e fomento da UAB/Capes. 

A turma abrirá 150 vagas, sendo 30 para cada município. O início das aulas, que dependerá da liberação de recursos pela Capes, está previsto para a segunda quinzena de agosto. 

O processo seletivo é destinado, exclusivamente, a profissionais da educação básica, com formação superior em cursos de licenciatura de qualquer área de conhecimento ou que atuem na gestão do setor educacional, dentre eles, docentes, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores educacionais, orientadores educacionais, secretários de educação, além de vices ou substitutos dessas funções.

Os candidatos devem, ainda, ter acesso à internet e disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades da formação e recursos financeiros para arcar com seu deslocamento até os polos para realização das atividades presenciais, conforme previsto pelo edital de seleção.

Inscrições 

As inscrições deverão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível na página do processo seletivo, ao qual devem ser anexados os documentos listados no item 4.1 do edital de seleção, na ordem indicada, reunidos num único arquivo, em formato PDF e com até 25 MB de tamanho. Os inscritos devem ficar atentos às orientações para emissão dos comprovantes de experiência profissional.

A seleção será baseada na análise da documentação enviada pelo candidato, conforme critérios previstos pelo Anexo I do edital e critérios de desempate elencados no item 5.8 do mesmo documento. 

O resultado preliminar da seleção será divulgado na página do processo seletivo, no dia 2 de julho, e o final, no dia 18 do mesmo mês, após decurso do prazo para interposição de recursos, conforme cronograma incluído no edital de seleção. 

Aprimorando a gestão escolar

A especialização em Gestão Escolar, ofertada pela primeira vez pela UFMG, tem como objetivo capacitar os participantes para atuarem como gestores escolares e aprimorar a execução de atividades administrativas e a prestação de serviços no setor educacional, a partir do desenvolvimento de competências e de habilidades de articulação e negociação com representantes de outras organizações e da assimilação do conhecimento teórico e aplicado para o diagnóstico e solução de problemas de gestão. 

A formação tem carga horária de 360 horas e duração de 18 meses, organizados em três módulos, dois deles com disciplinas e o último, dedicado à elaboração do trabalho de conclusão de curso. 

O primeiro módulo, o básico, inclui disciplinas que abordarão temas mais gerais, ligados à gestão pública, educação a distância e metodologia científica, e o específico, matérias ligadas à gestão escolar, como planejamento financeiro e patrimonial em organizações de ensino, gestão de pessoas na escola e projeto pedagógico na gestão escolar. O conteúdo programático completo está disponível na página 3 do edital de seleção

A coordenação prevê três encontros presenciais no total, sediados nos polos UAB das cidades de Bambuí, Barroso, Bom Despacho, Itabira e Lagoa Santa. Essas atividades, reservadas para a realização de avaliações, aulas práticas, seminários e orientações, serão previamente agendadas e comunicadas aos alunos com a devida antecedência. 

Informações: gescolarufmg@gmail.com