Sistemático: Edição 1687 – 30/03/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

CECOM perde seu vice-diretor Ronaldo Costa

Faleceu no dia 23 de março o Analista de Tecnologia da Informação Ronaldo Araújo Costa, Vice-Diretor do CECOM. Ele se encontrava de Licença Médica desde o início do mês de fevereiro, quando teve o diagnóstico de câncer, vindo a falecer em menos de 2 meses. Natural de Cláudio/MG, Ronaldo saiu de lá em 1977 para estudar em Belo Horizonte, fez o vestibular e passou em Engenharia Elétrica na PUC, onde se formou no ano de 1987.

A trajetória do Ronaldo na UFMG teve início em março de 1982, quando passou no Concurso Público e foi lotado no Departamento de Pessoal. Naquela época, o DP ainda ficava localizado no 5oandar do prédio da Reitoria. No DP, trabalhou na área de Pessoal e Pagamento e foi chefe da Seção de Cadastro.

Como tinha bom relacionamento com o pessoal do CECOM e se interessou pela área, durante algum tempo fez estágio e, assim, metade do dia era no DP e a outra metade era no CECOM. Nesta época, fez os cursos de Programação de Computadores e de Análise de Sistemas. Em 1990, veio em definitivo para o CECOM, lotado na antiga DSF, depois DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas.

Cresceu muito no CECOM, onde trabalhou com os sistemas da área funcional. Fez muitos cursos da área de TI, além do curso de Especialização em Informática: Análise de Sistemas, do DCC/ICEx, concluído em 2010. Assumiu a Diretoria da Divisão de Segurança da Informação em junho de 2013. Com a aposentadoria de Márcia Regina Lemos, foi convidado para ocupar a Vice-Diretoria do CECOM em junho de 2016.

Ronaldo tinha 55 anos e deixa a esposa Júnia, os filhos Daniel e Juliana, o enteado Athos, além da mãe e irmãos. No dia do seu falecimento, seu colega e amigo João Carlos Lages, o Johnny, postou na Internet a seguinte mensagem:

“Conheci o Ronaldo ainda nos anos 80. Entramos juntos para a UFMG e por aqui convivemos por mais de 30 anos.

Entre Dom Joaquim e Cláudio, entre Assumfemgs e Expocláudios, entre discussões e cervejas, foram infinitos momentos de alegria juntos. Solidificamos uma amizade envolvendo filhos, mães, parceiras, irmãos enfim, famílias. Teimosia, pirraça e curiosidade habitavam um generoso coração sempre disposto a estender a mão todos, em qualquer situação que fosse.Hoje, a UFMG perde um de seus mais competentes, responsáveis e institucionais colaboradores.

E eu perco uma das pessoas mais generosa, íntegra e correta com quem tive o prazer de conviver ao longo dessa vida. Que sua estada profissional e humana entre nós não tenha sido em vão e que sirva de exemplo a todos nós que continuamos por aqui. Valeu meu grande amigo Ronaldixa, que Deus o tenha!

O Johnny´s hoje está arrasado, mas com o coração leve por ter aproveitado cada minuto dessa amizade. À Júnia, Daniel, às crianças, Tineca, Marquinhos, Dona Maria e a todos os familiares meus sinceros sentimentos.Que Deus conforte a alma de todos vocês.”

Na redação de O Sistemático, o sentimento foi o seguinte:

“Perdemos a luta, perdemos Ronaldo. Perdemos o amigo, o irmão, o profissional que a todo momento se prontificava em ajudar quem quer que fosse. Ele era aquele que entendia de tudo e, se tivesse alguma dúvida, procurava se inteirar e logo estava com a resposta para nos dar. Há poucos dias ele estava sentado à frente da minha mesa, conversando sobre o que estava acontecendo. Gostaria de ter uma bola de cristal para reverter naquele momento todo o mal que estava se instalando em seu corpo.

Não pude fazer nada. Só saber, olhar, sentir! Só sentir a dor de quem se vai! Queria o meu amigo de volta, com seu sorriso, com tudo o que ele representava. Não consegui. Mas, como muitos do CECOM, só tenho o que agradecer por ele ter cruzado meu caminho nesta vida, me ensinando muitas coisas, brigando comigo, passando tantas diretrizes, me mostrando o ser humano que ele foi. E que sempre será para nós!”

DAA participa de evento na AGU

A Escola da Advocacia Geral da União (AGU) promoveu, no dia 27/03, o Seminário Licitações Sustentáveis, em seu Auditório, na Rua Santa Catarina, 480.

O funcionário da Divisão de Apoio Administrativo Renato Adriano Pires Domingos, esteve presente ao evento, e participou de todas as palestras apresentadas durante todo o dia. Foram ao todo 7 palestras sobre sustentabilidade na perspectiva do novo direito administrativo, elaboração do Termo de Referência nas licitações sustentáveis, as licitações sustentáveis na jurisprudência das Cortes de Contas, acessibilidade: inclusão e licitações suistentáveis, poluição ambiental digital, fundamentação jurídica nas licitações sustentáveis e novo marco regulatório das contratações públicas.

AGU

Morre o ex-ceconiano Geraldo Correia (Gecomob)

Faleceu na madrugada de sábado, dia 25, o ex-ceconiano Geraldo Correia de Moura Baptista, o Gecomob, ou simplesmente o Jacó. Ele se encontrava doente há vários anos, lutando contra um câncer, vindo a sofrer falência múltipla de órgãos.

Gecomob fez o antigo curso de Processamento de Dados da UFMG, precursor do Curso de Ciência da Computação, e entrou para o CECOM, como estagiário em setembro de 1977, participando do Projeto do Sistema Acadêmico. Em setembro de 1978 foi contratado pela UFMG como Programador, lotado na Coordenadoria de Sistemas de Pessoal.

Em setembro de 1980 pediu demissão do CECOM, sendo admitido como Analista de Sistemas no CPD da empresa CAUÊ, onde permaneceu por uns 8 anos. Após a saída da CAUÊ, trabalhou em outras empresas, sendo que a última foi a Prodabel.

Falar do Gecomob é falar do CECOM antigo quando existia aquela turma fanática pelo Clube Atlético Mineiro, a MéGaloMé, que não perdia um jogo no Mineirão e se divertia muito. Falar do Gecomob é lembrar de um grande amigo do Sistemático, um incentivador, um ajudante nas tardes das quintas-feiras. Falar do Gecomob é se lembrar das festas do CECOM, dos jogos de truco e mau-mau, da alegria e das piadas contadas por ele, é lembrar de muitas histórias dos colegas daquela época. Gecomob foi casado com a Lelé e, mesmo após o divórcio, manteve contato com o CECOM por meio do Sistemático.

Ele tinha 61 anos e deixa os pais, D.Marília e Seu Geraldo, os irmãos Deputado Rogério Correia, Marcelo e Mônica (professora da FaE/UFMG), 7 sobrinhos e 1 sobrinha-neta. Durante o velório, realizado no Cemitério Parque da Colina, estiveram presentes, representando o CECOM daquela época, os ex-ceconianos Gino Ottoni Durante e Cleuza (QQ) Maria Bento, além de Rosilene Terra Zeferino. A Missa de Sétimo Dia será realizada nesta sexta-feira, dia 31 de março, às 19h, na Igreja de São Francisco, no Bairro Carlos Prates.

 Participação do Gecomob no evento CECOM - Ano 10 - março de 1981

Participação do Gecomob no evento CECOM – Ano 10 – março de 1981

 

Gecomob em foto cedida por Mônica Correia, tirada em 2016 durante a comemoração dos 90 anos do pai deles
Gecomob em foto cedida por Mônica Correia, tirada em 2016 durante a comemoração dos 90 anos do pai deles

Informativo

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 10, de 03/04/1997, publicou notícias sobre Projeto SIGA (precursor do INA), migração da Rede A10, treinamento Cliente/Servidor, treinamento para usuários, treinamento VTLS, entre outras.

 

Eventos

Memória Fotográfica do CECOM

Uma homenagem para aquele que sempre ficará na nossa memória. O Sistemático publica vários momentos de Ronaldo Araújo Costa na sua vida profissional no CECOM. As fotos pertencem ao Arquivo de O Sistemático.

Participação no curso de Gestão da Segurança da Informação, na Escola Superior de Redes da RNP, em Brasília-DF, de 22 a 29/09/2014
Participação no curso de Gestão da Segurança da Informação, na Escola Superior de Redes da RNP, em Brasília-DF, de 22 a 29/09/2014

 

Aposentadoria da Márcia em 16/06/2016, no Restaurante Casarão
Aposentadoria da Márcia em 16/06/2016, no Restaurante Casarão

 

1º a 05 de julho/2013, os analistas João Carlos Lages, Ronaldo Araújo Costa e Fábio Luiz de Morais estiveram em João Pessoa, na Paraíba, participando de treinamento da Escola Superior de Redes
1º a 05 de julho/2013, os analistas João Carlos Lages, Ronaldo Araújo Costa e Fábio Luiz de Morais estiveram em João Pessoa, na Paraíba, participando de treinamento da Escola Superior de Redes

 

Participação no 3o Encontro de Técnicos de TI da UFMG, dia 29/08/2014
Participação no 3o Encontro de Técnicos de TI da UFMG, dia 29/08/2014

 

Ronaldo e Elza
Ronaldo e Elza

 

Johnny, Lelé e Ronaldo
Johnny, Lelé e Ronaldo

 

Festa Junina do CECOM de 2002: Leão, Lelé e Ronaldo
Festa Junina do CECOM de 2002: Leão, Lelé e Ronaldo

 

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Marcelo Lacerda Garcia, no dia 31; e para os ex-ceconianos: Alda Batista, Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31; César de Almeida Correia, Hélio Teixeira da Costa e Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, no dia 1o de abril; Solange Teixeira de Oliveira, no dia 02; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Geovane Ferreira Piccinin e Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03; Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04; Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Werner Stheitwieser e Wilson de Pádua Paula Filho, no dia 05.