7 museus de arte pelo mundo – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | 7 museus de arte pelo mundo

7 museus de arte pelo mundo!

Confira espaços ao redor do globo que valorizam diferentes expressões artísticas e culturais

 

6 de junho de 2023

 

Ouça também no Spotify!

 

A série “7 museus pelo mundo” está de volta! No primeiro grupo de recomendações, descobrimos espaços científicos ao redor do globo que abrem possibilidades infinitas de entender e interagir com a ciência, presente em tudo que nos rodeia, além de maneiras múltiplas de abarcar diferentes saberes e visões de mundo. Desta vez, que tal conhecer um conjunto imperdível de museus de arte? Vamos nos aventurar, para além dos Louvre’s e Mona Lisa’s, por uma volta pelo globo e descobrir galerias e espaços artísticos que entrelaçam passado, presente e futuro em show de cores, beleza, singularidade e criatividade!

 

Confira os 7 museus da vez!

 

Instituto Inhotim – Brasil

O grandioso espaço, maior museu a céu aberto de toda a América Latina, não poderia ficar de fora! Localizado a apenas 60 quilômetros de distância da capital mineira, ou seja, uma viagem de carro de pouco mais de uma hora, o Inhotim recebe visitantes de todo o mundo por seu belo acervo de arte contemporânea e preciosas espécies botânicas. Desde 2006, cerca de 3 milhões de pessoas conheceram as paisagens do Cerrado e Mata Atlântica e as obras de grandes artistas nacionais e internacionais. 

 

Por lá, você encontra a instalação sonora e sensorial de Janet Cardiff, “Forty Part Motet” (Moteto para Quarenta Partes), onde 40 alto-falantes emitem, cada um, uma das vozes do coro da Catedral de Salisbury, na Inglaterra. A “Desvio para o vermelho I, II e III”, de Cildo Meireles, preenche o chão, as paredes e todos os objetos do ambiente de um vermelho profundo. Já no Sonic Pavilion, o artista Doug Aitken explora as intersecções entre arte e natureza, por meio de um poço de 200 metros de profundidade, onde podemos ouvir sons que parecem vir das profundezas da Terra. O museu conta hoje com aproximadamente 700 obras de mais de 60 artistas, vindos de 40 países diferentes.

 

Atenção! Se for visitar, use roupas confortáveis para uma longa caminhada e se deslumbre com as paisagens naturais e exposições extraordinárias!

 

 

Museu de Arte Popular – México

O espaço cultural é uma grande coletânea das raízes, tradições e saberes artísticos populares mexicanos! A explosão de cores que preenchem as peças expostas refletem os costumes e espiritualidade tradicionais dos grupos do país e suas técnicas especiais para produzir uma arte que tem a cara de seu povo. Os Huichol, por exemplo, são um grupo étnico indígena do oeste do México Central que usam de um método de mesmo nome para criar belas peças coloridas que emanam sua cosmologia.

 

No saguão do Museu de Arte Popular, você pode encontrar um carro típico completamente coberto pela minuciosa arte huichol, que consiste em padrões geométricos de miçangas sobre esculturas, criados por uma agulha e linha repleta de miçangas alinhadas com as cores da composição. Lá, também figuram diversas peças artesanais, como máscaras, pinturas e tecidos, que valorizam os artistas e artesãos locais!

 

 

The New Museum – Nova York

Um espaço de novas ideias, o New Museum é uma incubadora de artistas emergentes e diferentes perspectivas voltadas à arte contemporânea! Tudo isso em um prédio projetado por dois grandes arquitetos japoneses, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, ganhadores do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2010. A instalação, com 7 andares “empilhados” em torno de um núcleo central, remete a uma grande tela em branco pronta para receber projetos inovadores, se erguendo em direção aos céus.

 

Uma parede de vidro a nível da rua borra os limites entre interior e exterior e deixa a arte visível para os transeuntes da cidade dos arranha-céus. O último andar do museu abriga um Sky Room, onde janelas do teto ao chão permitem uma bela visão panorâmica de Manhattan!

 

 

Museu de Arte Latinoamericana (MALBA) – Argentina

Apesar de não residir em nenhum museu brasileiro, uma das mais célebres obras da história da arte nacional, o “Abaporu”, não está tão longe de nós! A famosa tela de Tarsila do Amaral está localizada nas dependências do MALBA, na cidade de Buenos Aires, como parte  da coleção de arte da Fundação Costantini. Este amplo acervo conta com aproximadamente 400 obras (pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e objetos) de grandes artistas latino-americanos do século XX, como Frida Kahlo, Roberto Matta, Diego Rivera, Joaquín Torres-García, Antonio Berni e muitos outros. Obras dos brasileiros Di Cavalcanti, Candido Portinari e Lygia Clark também podem ser encontradas por lá!

 

Exposições que se direcionam ao povo argentino e suas percepções políticas, culturais e afetivas, assim como as visões de mundo da comunidade latina preenchem o espaço artístico de uma cultura singular. Pelo museu, já passaram exposições de grande peso, como as da fotógrafa brasileira Claudia Andujar e da artista Yoko Ono!

 

 

V&A – Inglaterra

Este é um dos maiores museus de arte do mundo, com um acervo permanente de cerca de 2,8 milhões de objetos, livros e arquivos, que reúnem mais de 500 anos de criatividade humana! Guarda os maiores recursos de pesquisa sobre as mais diversas áreas artísticas, como arquitetura, mobília, moda, tecidos, fotografia, escultura pinturas, jóias, cerâmicas, design, teatro e performance. Lá, você encontra de tudo um pouco! A estrutura do V&A foi criada em 1852, como sede do antigo Museu da Manufatura, na cidade de Londres. Seu nome é uma homenagem à Rainha Victoria e ao seu marido, o Príncipe Albert. Para se ter uma ideia da grandiosidade do espaço, ele conta com 5,1 hectares e um gigantesco acervo distribuído em 145 galerias! 

 

As exposições que preenchem seus longos corredores resgatam as cerâmicas das casas tradicionais inglesas de 1800, decoradas a mão por mulheres artesãs, além da presença ignorada de audaciosas artistas femininas no cenário do boom das gravuras no século 18. Em outras galerias, a evolução de importantes musicais teatrais, o uso na moda de tinturas japonesas, o impacto global da onda sul coreana, o poder e a criatividade das “divas” de várias gerações, assim como exemplares do escultor renascentista Donatello compõem o cenário vibrante e enriquecedor desse grande centro cultural!

 

 

Museu Al Maaden de Arte Contemporânea Africana (MACAAL) – Marrocos

Localizado na cidade de Marrakech, o museu contém cerca de 2.000 obras que exploram a energia criativa e a diversidade cultural do continente africano. Sua coleção de arte digital, pinturas, fotografias, esculturas e vídeos ilustram seu principal objetivo de expandir o acesso à arte, um bem compartilhado que fomenta o cenário cultural do Marrocos e de seus países vizinhos. Ao pé da montanha Atlas, o MACAAL conta com uma grande área verde onde artistas de diferentes partes do mundo cruzam suas sensibilidades para criar esculturas que interagem com o ambiente!

 

Já dentro das paredes do museu, você encontra trabalhos que visam abordar conceitos universalmente conhecidos, como família, espiritualidade, tradição e natureza, dentro dos diversos contextos que preenchem a vida cotidiana no continente africano, colocado em centralidade. Os corredores do espaço cultural são preenchidos por trabalhos que se dedicam a explorar o conhecimento tradicional marroquino, com representações poéticas e multiformas em artesanato, desenhos, esculturas metálicas e instalações têxteis.

 

 

TeamLab Planets – Japão

Localizado próximo à futurista ilha artificial de Odaiba, na Baía de Tóquio, Planets é um museu imersivo criado pelo coletivo TeamLab! O grupo multidisciplinar é formado por artistas, engenheiros, programadores, animadores, matemáticos e arquitetos, que combinam talentos para criar experiências artísticas digitais e criativas. 

 

A exposição temporária do TeamLab conta com 4 áreas expositivas que abrigam 7 obras de arte de larga escala. Os trabalhos fascinantes feitos com o uso de tecnologias digitais transcendem fronteiras entre design, ciência e natureza e desafiam a perspectiva do que é um museu! As obras são totalmente imersivas e multissensoriais, preenchidas por cores e paisagens curiosas. E por lá você explora o ambiente descalço, vivendo a experiência sensorial de conhecer as exposições e dissolver barreiras entre o corpo e a arte, tornando-se uma extensão dela própria. É com certeza uma visita bem única!

 

 

E aí, se interessou por algum deles? O mundo está recheado de espaços que buscam valorizar a arte, a cultura e os modos de expressão locais, e assim, comunicá-los com o resto do globo! Estes aqui listados são uma pequena parte da infinidade de museus que exploram a expressão artística em sua relação com tudo que a inspira e que pode ser inspirado por ela, como a natureza, as relações sociais, a tecnologia e as diversas visões de mundo que permeiam nossa vida enquanto sociedade. 

 

Fique de olho em nossa próxima volta ao globo na série “7 museus pelo mundo” e, enquanto isso, não deixe de explorar os museus de arte ao seu entorno!

 

[Texto de autoria de Maria Eduarda Abreu, estudante de Jornalismo e estagiária do Núcleo de Comunicação e Design]

 

Referências:

Instituto Inhotim

Inhotim: tudo sobre o museu e motivos para conhecer – Instituto Unimed BH

Museu de Arte Popular Mexicana

New Museum Nova Iorque

Museu de Arte Latino Americana 

Museu Victoria e Albert (V&A) 

Museu Al Madeen de Arte Africana Contemporânea 

TeamLab Planets Tokyo