#FériasNoMuseu – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | #FériasNoMuseu

Atividades no museu estimulam conhecimento com diversão nas férias

Oficinas, brincadeiras e sessões no Planetário compõem a programação que o Espaço do Conhecimento UFMG preparou para o fim do período de férias

 

 

Com lápis de cor e imaginação, é possível explorar novos universos e desenhar surpreendentes figuras. Por meio de diferentes narrativas, conhecer sobre a formação do nosso planeta e dos seres humanos. Já o céu, além do Sol e das estrelas, também pode abrigar seres fantásticos e muita aventura. Os membros do corpo, combinando objetos e ritmos variados, são capazes de executar uma envolvente e inusitada orquestra. E o melhor de tudo é que todas essas atividades podem ser realizadas dentro de um museu.

Para se despedir do período de férias, que está chegando ao fim, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou diversas atrações para todas as idades que trazem o conhecimento de forma lúdica e interativa para o dia a dia dos visitantes. Contação de histórias, sessões especiais no Planetário, oficinas de astronomia e exibições na Fachada Digital compõem a programação, que vai até o dia 12 de fevereiro.

 

Nas exposições
Estudar a Teoria da Evolução e aprender sobre os diversos seres vivos que povoam ou já habitaram o nosso planeta pode ser muito prazeroso. Através da música, da pintura e do riso, os mediadores do museu desenvolveram oficinas e brincadeiras que estimulam a reflexão das crianças na exposição principal Demasiado Humano. Moldando a Evolução, Desenho Cartoon e Pintura Através dos Sons são os temas desenvolvidos nas atividades que acontecem sempre às quintas-feiras, às 15h, até o dia 02 de fevereiro.

Já quem deseja conhecer as lendas e os mistérios da origem do universo nas mais variadas culturas pode participar da Contação de Estórias nas Cosmogonias. Durante o mês janeiro, todas as quartas-feiras e sábados, às 15h, os visitantes do museu poderão conhecer um pouco mais sobre as narrativas da criação do cosmos à luz das interpretações das tradições Yorubá, Maia, Maxacali, Judaico-Cristã e Grega.

Já na mostra Cartografias Sonoras, em uma mistura envolvente e pouco convencional, pratos, copos e panelas saem da cozinha e ganham o museu. Combinando ritmos variados, eles podem formar uma divertida orquestra pelas mãos e ouvidos das crianças. A última oficina da sessão de atividades Descobrindo e Produzindo Sons convida os pequenos a explorar de forma lúdica a exposição. A atividade Orquestra improvisada: tocando garrafas, pratos e panelas acontece na próxima sexta-feira, dia 27, às 15h.

 

No Planetário
Além das centenas de astros que compõem o Sistema Solar, o céu pode abrigar e inspirar a criação de seres sobrenaturais e poderes mágicos sob a forma de estrelas. Na sessão do Planetário O Céu de Belo Horizonte, a astronomia pode ser explorada de forma lúdica e envolvente, ganhando uma pitada a mais de emoção, aventura e muita diversão. A exibição apresenta o céu do dia na capital mineira com os planetas, a Lua e suas fases, a movimentação do Sol e mais de sete mil estrelas aparentes. Até 24 de fevereiro, a sessão é exibida às quartas e sextas-feiras, às 16h, aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 13h. Confira aqui informações sobre preços e regulamento de meia-entrada.

 

 

Além das sessões diárias do Planetário, o Núcleo de Astronomia do museu também oferece nessas férias oficinas para todas as idades que exploram temas diversos de forma lúdica e interativa, como as fases da Lua, a formação de constelação de estrelas e a construção de equipamentos que permitem explorar os espectros da luz. As atividades acontecem de terça-feira a domingo e são gratuitas. Para mais informações, a programação completa aqui.

 

Na Fachada
A cidade, com suas múltiplas formas de existência e ocupação, ganha um dos espaços mais nobres do museu, a Fachada Digital, para discutir temas urgentes da sociedade contemporânea. Através do olhar engajado do foto-jornalista Roberto Albuquerque Fernandes, a ocupação de prédios abandonados em Maceió por uma comunidade sem-teto ganha novos contornos no projeto fotográfico Um Teto Para Uma Vida. Já na capital mineira, os cliques poéticos de Elisa Nunes Gonçalves registram a natureza que cresce e renasce em lugares improváveis frente ao crescente desmatamento e verticalização das construções. Combinadas com textos e intervenções, as fotografias são compartilhadas no perfil do Instagram @arvorexiste.

 

 

Os projetos fotográficos serão re-exibidos na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG até o dia 31 de janeiro, das 19h às 23h. Selecionados na chamada temática Ativismos Contemporâneos, os ensaios foram projetados pela primeira vez em outubro de 2016, alcançando grande sucesso de público.

 

Programação Completa

 

Nas exposições

Cartografias Sonoras: descobrindo e produzindo sons
Oficina: Orquestra improvisada: tocando garrafas, pratos e panelas
Data: 27 de janeiro
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre (indicado para crianças até 12 anos)
Número de vagas: 12 pessoas 

Contação de Histórias nas Cosmogonias
Data: 25 e 27 de janeiro e 1º e 04 de fevereiro (quarta-feira e sábado)
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 25 pessoas
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu.

Oficinas e Brincadeiras
Datas: 24 de janeiro (Desenho Cartoon), 26 de janeiro (Moldando a Evolução), 31 de janeiro (Desenho Cartoon) e 02 de fevereiro (Pintura Através dos Sons)
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 25 pessoas
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu

 

No Planetário

Sessão O Céu de Belo Horizonte
Data: Até dia 24 de fevereiro
Horário: Quartas e sextas-feiras, às 16h; sábados, às 19h; domingos, às 13h
Classificação indicativa: Livre

Oficina As Fases da Lua
Data: 27 de dezembro a 12 de fevereiro (terça, quinta e sábado)
Horário: Terça e quinta-feira, às 13h; sábado, às 15h
Classificação indicativa: A partir de 8 anos
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu
Número de vagas: 20 pessoas

Oficina Espectroscópio
Data: 27 de dezembro a 12 de fevereiro (sábado)
Horário: 18h
Classificação indicativa: A partir de 10 anos
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu
Número de vagas: 20 pessoas

Oficina Coleção de Estrelas
Data: 27 de dezembro a 12 de fevereiro (quarta, sábado e domingo)
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu
Número de vagas: 20 pessoas

 

Na Fachada

Um teto para uma vida
Data: Até 21 de janeiro
Horário: 19h às 23h 

Arvorexiste
Data: 22 a 31 de janeiro
Horário: 19h às 23h