
Desde os primórdios, o ser humano volta seus olhos para o céu movido pelo fascínio pelo universo. Galáxias, planetas e estrelas despertam curiosidade, imaginação e reflexões sobre nosso lugar no cosmos. Inspirado por esse encantamento, o Espaço do Conhecimento UFMG promove duas oficinas que convidam o público a explorar a própria criatividade e a construir interpretações pessoais sobre o universo durante as Férias no Museu.
As atividades acontecem em dias diferentes e propõem experiências práticas e lúdicas. Na oficina “O Universo das Galáxias”, realizada no dia 16 de janeiro (sexta-feira), às 15h, os participantes são estimulados a refletir sobre seu lugar na Via Láctea e a compreender o que é uma galáxia. A partir desse diálogo, os visitantes criam sua própria versão de uma galáxia utilizando lápis de cor em um molde em formato de catavento.
Já no dia 17 de janeiro (sábado), às 15h, acontece a oficina “Fábrica de Planetas”, que aborda a formação, definição e categorização dos planetas. Com o uso de tinta e bolas de isopor, os participantes utilizam a imaginação para criar planetas autorais, explorando suas estruturas e características.
Ambas as oficinas são gratuitas e destinadas a crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos e idosos. Serão oferecidas 15 vagas por atividade, preenchidas por ordem de chegada, na recepção do museu a partir das 13h do dia da atividade. Os ingressos são individuais e devem ser retirados na recepção do museu duas horas antes do início da oficina.
| Serviço: Oficinas “O Universo das Galáxias” e “Fábrica de Planetas”
Quando: “O Universo das Galáxias” | 16/01 (sexta-feira) às 15h – Ingressos emitidos a partir de 2h antes da atividade “Fábrica de Planetas” | 17/01 (sábado), às 15h – Ingressos emitidos a partir de 2h antes da atividade Público: Crianças a partir de 06 anos, jovens e adultos Duração aproximada: 1h Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários) Programação Férias no Museu: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/feriasnomuseu/ |
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a Universidade e o governo do estado de Minas Gerais. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.