Ao refletir sobre o ano que se encerrou, os registros revelam um feito notável: a recepção de 101.618 visitações, ultrapassando as expectativas e estabelecendo um recorde histórico desde a sua inauguração em 2010. No decorrer de 2023, em meio a incríveis encontros, potentes trocas e grandes aprendizados, o público do Espaço percorreu pelas exposições Demasiado Humano, Mundos Indígenas e MetropoliTRAMAS. Além disso, explorou o cosmos por meio das observações no Terraço Astronômico e das sessões de Planetário e também participou de diversas oficinas especiais. 

 

Em sintonia com a missão que se expande para além dos limites vítreos do museu, nas redes sociais, o Espaço do Conhecimento não apenas ganhou seguidores, mas teceu uma intensa trama de apaixonados por cultura, ciência e arte, ultrapassando a incrível marca de 72 mil seguidores totalizando todos os canais. Já o site do museu registrou surpreendentes 2.1 milhões de acessos, revelando uma constelação virtual que ecoa por localidades plurais. A repercussão nos veículos midiáticos também atingiu proporções notáveis, destacando o impacto substancial do museu ao longo do ano.

 

Os números por si só contam apenas parte da história. Por trás de cada visita e acesso aos canais digitais, existem pessoas e momentos mais que especiais, recheados de narrativas de descobertas e conexões. Novos aprendizados e valiosas memórias aguardam por todos nós neste novo ano. Agradecemos a você por fazer parte desta história!

 

Confira alguns momentos especiais do ano de 2023!

 

_______________

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.