MetropoliTRAMAS – Espaço do Conhecimento UFMG
 
Espaços | MetropoliTRAMAS

METROPOLITRAMAS

Diversidades, complexidades, prazeres e tensões.

 

Cotidianamente, milhares de pessoas partilham o espaço metropolitano para trabalhar, estudar, usufruir de lazer e serviços, criando e fortalecendo relações afetivas. Muitos desses deslocamentos envolvem atravessar mais de um município, sem que se perceba, com nitidez, quando esses limites são ultrapassados. É o fenômeno da metropolização que nos coloca, diariamente, em conexão direta com diversos lugares e pessoas. 

 

Trata-se de uma grande rede de ruas, casas, rodovias, praças, parques, paisagens, cursos d’água, monumentos e manifestações culturais, que se entrelaçam com o ir e vir das pessoas, desenhando uma metrópole em tramas: MetropoliTRAMAS.

 

Em comemoração aos 50 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Espaço do Conhecimento UFMG convida as cidadãs e os cidadãos metropolitanos a viajarem por esse extenso universo, e a tomar lugar, seja nos limites do museu, seja nas itinerâncias para onde nossas memórias e afetos possam nos levar. Nove instalações – Tramas do Tempo, Tramas e Utopias, Tramas do Território, Tramas e Trilhas, Tramas em Luta, Tramas Afetivas, Tramas Culturais, Tramas Educativas e Tramas em Movimento – compõem a exposição e apresentam as diversas faces da Região Metropolitana de maneira poética, sensível e, por vezes, conflituosa, proporcionando uma experiência envolvente e multifacetada aos visitantes. Venha se entrelaçar pelas tramas da RMBH!

 

 

Sonhar a Região Metropolitana reflete o desejo de ter e viver em um espaço de vida permeado por justiça social, qualidade ambiental, saúde, educação, lazer, cultura, moradia, trabalho dignos e muitos sonhos mais. Sonhar a RMBH significa ir ao encontro da construção de um ideal a ser perseguido. A utopia é um ponto de chegada para orientar as ações individuais e coletivas. 

 

 

Visitação: livre e gratuita

Quando: Terça a domingo, de 10h às 17h (Sábado, de 10h às 21h)

Onde: 2° andar – Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

 

CURADORES

Da esquerda para direita, Roberto Luís de Melo Monte-Mór (Faculdade de Ciências Econômicas – UFMG), Heloísa Soares de Moura Costa (Instituto de Geociências – UFMG), Jupira Gomes de Mendonça (Escola Arquitetura – UFMG), Junia Maria Ferrari de Lima (Escola de Arquitetura – UFMG) e Geraldo Magela Costa (Prof. do Instituto de Geociências – UFMG).

 

GALERIA DE FOTOS

PÍLULAS DO CONHECIMENTO

Explorando equipamentos culturais

A favela como patrimônio cultural

Quilombo Mangueiras

Poluição luminosa

Mobilidade urbana sustentável

BLOG DO ESPAÇO

Manifestações culturais, potencialidades, utopias e outros elementos envolventes são convite a um mergulho nas complexidades das temáticas metropolitanas. Leia!

 

Mobilidade urbana sustentável

A importância desse modelo para garantir o acesso a um transporte de qualidade sem agredir o meio ambiente

 

Para entender o trânsito!

O que torna o trânsito tão caótico? E quais são as possibilidades para um transporte mais eficaz?

 

3 eventos gastronômicos na Região Metropolitana de BH!

Descubra tradições culinárias fora dos limites da capital

 

O Perder das Noites Estreladas

A poluição luminosa que afeta as milhares de luzes cintilantes em nossos céus

 

Quilombos metropolitanos: história afrodescendente mineira

Conheça um espaço de resistência!

 

Vozes da quebrada: a favela como patrimônio cultural

A cultura nos processos de resgate da identidade negra periférica e suas ancestralidades