(A poeta Thaís Guimarães conduziu a oficina Poesia Livre. Foto: Foca Lisboa/UFMG)

Neste sábado, às 10h, o poeta Kdu dos Anjos promoverá a aula aberta Poesia rimada e ritmada, na Praça da Liberdade. A proposta é que qualquer pessoa, alfabetizada ou não, possa “brincar” com as rimas. Em entrevista ao programa Conexões, nesta sexta-feira, 4,  Kdu falou sobre as diferentes formas de poesia, presentes, por exemplo, em estilos musicais como o rap e o funk, nos quais o corpo também atua de forma poética. Uma poesia coletiva construída numa das aulas abertas foi lida pela apresentadora Michelle Bruck na abertura da entrevista, confira:

Neste sábado, também às 10h, no campus Pampulha, os participantes da oficina Poesia livre farão uma mostra para apresentar os trabalhos realizados ao longo da semana.  A apresentação será na sala 2002 da Faculdade de Letras, no campus Pampulha.

Durante entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), a poeta Thaís Guimarães, que conduziu a oficina, explicou que não houve a pretensão de ensinar os participantes a serem poetas, já que “não há uma receita para se escrever um poema”. “Este é um caminho que tem que ser trilhado individualmente. Cada um precisa encontrar sua voz, uma dicção própria”, disse.

A ideia, então, foi desencadear processos criativos por meio da leitura de outros poetas. Os alunos foram estimulados a levar livros de autores que admiram e quase metade deles escolheu Carlos Drummond de Andrade, contou a poeta à apresentadora Michelle Bruck. Ouça a entrevista e também a participação dos alunos da oficina no programa Universo Literário: