(Oficina ‘Grafismo indígena e pintura corporal’. Foto: Lucas Braga / UFMG)

Neste sábado, 5, último dia de Festival de Inverno, várias oficinas vão apresentar o resultado de seus trabalhos no campus Pampulha. “Será uma maneira de compartilhar aquilo que foi feito entre quatro paredes com o público interessado”, explica Mônica Ribeiro, diretora artística do evento. “É como se abríssemos o processo de criação para o público”, diz. Confira abaixo a programação:

9h – Oficina Grafismo indígena e pintura corporal
Arissana Pataxó e oficineiros vão apresentar os trabalhos da oficina e realizarão pinturas corporais com tintas naturais entre os interessados que passarem pela Escola de Belas Artes.
Local: Escola de Belas Artes – térreo

10h – Oficina Poesia livre
Thais Guimarães e oficineiros apresentam o resultado das experimentações individuais e coletivas sobre a exploração da linguagem poética.
Local: Faculdade de Letras – sala 2002

10h30 – Oficina Mamulengo – manipulação e dramaturgia
Fernando Limoeiro e oficineiros apresentam a produção do curso de técnicas de manipulação de bonecos de luvas e a criação de esquetes/passagens específicas para o teatro popular de bonecos nordestinos.
Local: Teatro Universitário – sala Ataulfo Nascimento

11h – Oficina Dança, diferença e resistência
Anamaria Fernandes e oficineiros apresentam o resultado das aulas de improvisação em dança, por meio de propostas lúdicas e acessíveis.
Local: Teatro Universitário – sala Otávio Cardoso

12h – Oficina Percussão: Congo Brasil
Serginho Silva, oficineiros e o convidado Gilvan de Oliveira apresentam o que foi criado na oficina que tratou da cultura afro-mineira e brasileira por meio de instrumentos de percussão.
Local: Escola de Música – em frente à sala 4 (“piscina da música”)

15h – Oficina O objeto na encenação multimeios
Grupo Oficcina Multimédia e os oficineiros apresentam os diversos exercícios voltados para a pesquisa do movimento, da forma, dos sons e do objeto, realizados pelos alunos no período da oficina.
Local: Escola de Belas Artes – Espaço Verde das Artes Cênicas

15h – Residência Música universal
Itibirê Zwarg e residentes apresentam os frutos da criação musical da residência.
Local: Escola de Música – auditório

16h – Oficina Objetos sonoros e composição
Paulo Santos e oficineiros exibem os resultados da oficina que propôs pesquisar os sons dos objetos e compor com essas sonoridades.
Local: Escola de Música – em frente à sala 4 (“piscina da música”)

17h – Oficina Laboratório dança – cognição – tecnologia
Ivani Santana e oficineiros apresentam a produção do Lab DCT, um espaço interdisciplinar para a investigação da percepção de bailarinos e improvisadores em ambientes de dança, mediados pelas novas tecnologias digitais.
Local: Escola de Belas Artes – Espaço Preto das Artes Cênicas