Nesta quarta, 2, às 19h30, a cantora paulista Mônica Salmaso trará ao auditório da Reitoria, no campus Pampulha, seu show em homenagem a Vinicius de Moraes.

No espetáculo, Mônica interpreta canções compostas pelo poetinha junto com Tom Jobim, Chico Buarque, Francis Hime e Ary Barroso, entre outros. Acompanham a cantora Nelson Ayres, no piano, e Teco Cardoso, no sax e nas flautas.

Mônica Salmaso canta obra musical de Vinicius de Moraes. Foto: Dani Gurgel

Recital subvertido
A programação artística do dia de hoje começa antes, às 18h30, no Bosque da Música. Na ocasião, seis artistas do Centro de Estudos do Gesto Musical e Expressão (CEGeME), da Escola de Música, vão realizar a performance-instalação Subverta.

Na atividade, os músicos vão executar ao vivo obras clássicas da música erudita dos séculos 19 e 20. Os sons emitidos pelos instrumentos são captados e processados por um equipamento que gera projeções visuais baseadas nesses sons.

“Com a performance, a gente busca envolver o público em uma experiência sensorial conduzida por som e imagem”, explica Aluizio Barbosa, que é doutorando da Escola de Música. “Fizemos essa performance pela primeira vez em 2015. Ela é uma forma de reportarmos os resultados de nossas pesquisas em perfomance musical.”

Performance-instalação ‘Subverta’, do Centro de Estudos do Gesto Musical e Expressão da Escola de Música. Foto: Divulgação

Aluizio explica as motivações que subjazem a ação artística. “Os prédios construídos mais recentemente na Universidade são funcionais, mas não privilegiam a convivência. Essa parece ser uma tendência não só na UFMG, mas da cidade, do mundo. Nossa performance ocorre, então, como uma tentativa de ir contra essa tendência de se conviver em ambientes estéreis, fechados; uma tentativa de trazer as pessoas para o espaço aberto, o ambiente natural”, diz o doutorando.

Assim como em toda a programação do Festival de Inverno da UFMG, as atividades artístico-culturais são gratuitas. A programação completa do 49º Festival de Inverno da UFMG está disponível no site do evento.