Ronald Claver ministra a oficina Escrever sem doer (Foto: Lucas Braga)

As aulas abertas desta quarta-feira, 2, serão todas realizadas na Praça de Serviços, no campus Pampulha. Serão várias atividades, em diferentes momentos do dia.

Às 10h, o escritor Ronald Claver ministra a oficina Escrever sem doer. Na atividade, Ronald trabalha a escrita criativa como recurso fundamental para a expressão humana e para a liberdade.

Abaixo, é possível escutar a entrevista que o escritor concedeu a Michelle Bruck, do Programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, sobre a atividade.

Às 14h, o artista Kdu dos Anjos ministra a aula Poesia rimada e ritmada, em que ensina até mesmo quem não é alfabetizado a construir suas próprias rimas. No fim do encontro, será realizado um sarau com os participantes.

Em seguida, às 16h, o palhaço Viralata ministra a aula Brincando de ser palhaço. Nela, por meio de jogos e brincadeiras, cada pessoa é provocada a revelar o palhaço que vive dentro de si.

Às 18h, os doutorandos da UFMG Ursula Rösele e Luis Felipe Flores ministram a aula Imagens em trânsito, em que são exibidos curtas-metragens de forma a provocar os espectadores sobre questões relacionadas ao cotidiano da cidade.

Mais tarde, às 20h, ocorre a aula Experimentando as danças de salão, que visa possibilitar aos alunos o aprendizado básico de estilos como salsa, forró e samba –  sem que seja necessário ter uma dupla para dançar. A atividade é ministrada por profissionais da Mimulus Escola de Dança.

Aulas simultâneas
Na parte da manhã, das 8h às 14h, paralelamente às demais oficinas, a praça vai receber a aula O banquete, ministrada por Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas Artes. Nela, os participantes vão realizar uma instalação coletiva onde será oferecido um “banquete” ao olhar.

Tal banquete será composto de ingredientes e iguarias reproduzidos em gesso, pela moldagem de fragmentos do corpo e de objetos coletados na natureza ou de uso cotidiano. A ideia é que, por meio da arte e dessa metáfora antropofágica, seja possível refletir sobre a cultura de idealização do corpo e do consumismo desenfreado, “que nos alimenta e consome”, como está explicado na sinopse da atividade.

Abaixo, Fabrício Fernandino explica para Luíza Glória, do programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, a proposta da aula.

As aulas abertas do Festival de Inverno da UFMG não demandam inscrição e, assim como todas as atividades do evento, são gratuitas. A Praça de Serviços fica dentro do campus Pampulha, na avenida Antônio Carlos, 6.627.