As aulas abertas desta quarta-feira, 2, serão realizadas todas na Praça de Serviços, no campus Pampulha. Serão várias atividades, em diferentes momentos do dia.

Às 10h, o escritor Ronald Claver ministra a oficina Escrever sem doer. Na atividade, desenvolvida como uma oficina de escrita criativa, Ronald trabalha a escrita como recurso fundamental para a expressão humana e para a liberdade.

Às 14h, o artista Kdu dos Anjos ministra a aula Poesia rimada e ritmada, em que ensina até mesmo quem não é alfabetizado a construir suas próprias rimas. No fim do encontro, será realizado um sarau com os participantes.

Em seguida, às 16h, o palhaço Viralata ministra a aula Brincando de ser palhaço. Nela, por meio de jogos e brincadeiras, cada pessoa é provocada a fazer se revelar o palhaço que vive dentro de si.

Às 18h, os doutorandos da UFMG Ursula Rösele e Luis Felipe Flores ministram a aula Imagens em trânsito, em que são exibidos curtas-metragens de forma a provocar os espectadores sobre questões relacionadas ao cotidiano da cidade.

Mais tarde, às 20h, terá vez a aula Experimentando as danças de salão, que visa possibilitar aos alunos o aprendizado básico de estilos como salsa, forró e samba – e sem que seja necessário ter uma dupla para dançar. A atividade é ministrada por profissionais da Mimulus Escola de Dança.

Aulas simultâneas
Paralelamente às demais oficinas, das 8h às 14h, a praça vai receber a aula O banquete, ministrada por Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas Artes. Nela, os participantes vão realizar uma instalação coletiva com a montagem de uma mesa, onde será oferecido um “banquete” ao olhar.

Tal banquete será composto por ingredientes e iguarias reproduzidos em gesso, a partir da moldagem de fragmentos do corpo e de objetos coletados na natureza ou de uso cotidiano. A ideia é que, por meio da arte e dessa metáfora antropofágica, se possa refletir sobre a cultura de idealização do corpo e do consumismo desenfreado, que nos alimenta e consome.

As aulas abertas do Festival de Inverno não demandam inscrição e, assim como todas as atividades do evento, são gratuitas.