A oficina propõe um mergulho em processos relacionados à improvisação e a criação. A partir dos interesses e investigações individuais de cada participante, serão exploradas possibilidades de articulação entre música e dança de diferentes maneiras. A escuta atenta, a percepção ampliada e a criação partilhada serão os motes para experimentações/improvisações visando composições coletivas. Ao final do percurso, será realizada uma partilha pública dos experimentos desenvolvidos ao longo da oficina.
Professores:
Raquel Pires Cavalcanti – bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora. Dançou no Grupo 1º Ato (BH/MG) de 1987 à 1994, se apresentando pelo Brasil e exterior. Em 1995, se mudou para Nova York onde viveu por 15 anos e trabalhou com diversos coreógrafos como Patrícia Hoffbauer, Douglas Dunn, Lance Gries, Amy Cox, Clarinda Mclow. Como coreógrafa/bailarina, apresentou seus trabalhos em eventos tais como FID (BH/MG), 1, 2 na Dança (BH/MG), Mostra Internacional de Coreógrafos do Mediterrâneo (SP/SP), Itaú Cultural (SP/SP), Ano do Brasil na França (Paris/França), Movement Research (NY/EUA), Dixon Place (NY/EUA), FRAME (Festival de videodanca, Porto/Portugal), entre outros. Desde 2014, Raquel integra o corpo docente do Curso de Dança do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando nas áreas de Improvisação, Práticas Corporais e Educação Somática. É mestra em Dança Educação pela New York University (EUA) e doutora pelo Programa Artes da Cena da UNICAMP, São Paulo.
Tato Taborda – compositor dedicado à experimentação musical, diretor e produtor musical brasileiro. Aluno de Hans-Joachim Koellreutter, Esther Scliar e dos Cursos Latino-americanos de Música Contemporânea, tem mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) com a tese “Biocontraponto: como aprendemos contraponto com os sapos”. Pianista, pesquisador e professor, atuou como produtor e diretor musical em colaborações com teatro, cinema e dança. Entre os trabalhos de trilhas sonoras que compôs, estão montagens como O Mercador de Veneza (1993), Tristão e Isolda (1996), O Avarento (2000) ou Moby Dick (2009), recebendo os prêmios Troféu Mambembe (1996) e o Prêmio Coca-Cola (1998). Tem obras encomendadas por entidades como Pro-Música Nova Bremem, OSESP, Donaueschinger Musiktage, Bienal de Munique, Podewil Berlin, Teatro Colón de Buenos Aires, Berliner Fespiele, entre outros. Obras gravadas pelos selos Col Legno, Lami, Warsaw Autum, Arca-Ira e ABM-Digital. Atualmente é professor do Curso de Artes da Universidade Federal Fluminense e do programa de Pós-graduação Estudos Contemporâneos das Artes – PPGCA da UFF.
Inscrições gratuitas e com seleção até 11/7. Preencha o formulário disponível em https://www.ensembleplurisons.com/musica-para-danca
Data: 14 a 18/7 (segunda a sexta) , das 14h30 às 16h30
Carga horária: 12 horas
Público: músicos, compositoras(es) e/ou instrumentistas, e artistas da dança
Classificação: 16 anos
Vagas: até 10 músicos e 15 artistas da dança
Local: Conservatório UFMG