Aos 98 anos de idade, Pompéa Britto expõe parte de seu acervo produzido desde quando foi aluna do curso de Belas Artes, em 1963, perpassando por sua atuação como docente da EBA/UFMG e se prolongando até 2018. São desenhos, pinturas, gravuras e tapeçarias feitas com materiais e temas diversos, que propiciam um percurso de fruição intensa. Gestos precisos que por vezes indicam movimento e por vezes se fecham; tons vibrantes que se mantêm ou que esmaeceram pelo tempo decorrido; possíveis histórias de pessoas agora ausentes; traços concisos que se ampliam em nosso pensamento. Tudo são possibilidades que se mostram aos nossos olhares atentos e sensíveis: acontecimentos, conquistas, perdas e quereres, que agora se revelam e evidenciam uma trajetória plena de vida em arte. 

Curadoria:

Lucia Gouvêa Pimentel – gravadora e professora Titular Emérita do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG. Graduada em Licenciatura e Gravura pela EBA/UFMG, Mestre em Educação pela FaE/UFMG e Doutora em Artes pela ECA/USP.

Fabrício Fernandino – diretor do Centro Cultural UFMG (2018-2022/2022-2026). Escultor. Professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Primeiro Diretor de Ação Cultural da UFMG (2002-2006). Diretor do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (2006-2013).

Abertura: 11 de julho, às 19h
Local: Grande Galeria do Centro Cultural UFMG
Visitação: até 17 de agosto de 2025
Horário: terças a sextas das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados das 9h às 17h