Data: 10 de julho

Hora: 20h

Local: Conservatório UFMG

As apresentações do Coral de Trombones e Tubas, do GruVi (Grupo de Violoncelos), do Grupo de Percussão e de Máquina do Mundo Trio, todos grupos pertencentes à Escola de Música da UFMG, revelam uma amostra da diversidade cultural e musical da Universidade Federal de Minas Gerais. A Abertura Oficial contará com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Coral de Trombones e Tubas da UFMG –  desde 2001, o coral cumpre papel decisivo na formação dos trombonistas e tubistas da Escola de Música da UFMG. Grupo de caráter extensivo, abarca alunos de outras instituições, ex-alunos e músicos de forma geral. Tem como coordenador atual o prof. Marcos Flávio Freitas. Para esta participação, apresentarão Ave Verum (Mozart); Eu sei que vou te amar (Jobim) e Aconchego (Dominguinhos).

GruVi – Grupo de Violoncelos da UFMG – formado por alunos de graduação e pós-graduação em violoncelo, além de alunos de extensão. A direção artística é da professora Elise Pittenger. Desde sua fundação, em 2016, o grupo tem estabelecido comunicação com compositores e arranjadores brasileiros, estimulando a colaboração entre compositor-performer e a criação de novas peças e arranjos para a formação de grupo. Além de obras brasileiras e contemporâneas, o grupo conta com um variado repertório de músicas estrangeiras que vão do período barroco ao contemporâneo. 

Grupo de Percussão da UFMGfundado em 1998, o grupo realizou inúmeras primeiras audições brasileiras de obras importantes da música contemporânea, de autores como David Lang, Mauricio Kagel e Louis Andriessen, além de ter estreado várias obras de compositores e estudantes de composição de Belo Horizonte. A direção é de Fernando Rocha e Natália Mitre. Para a abertura do 57° Festival de Inverno UFMG, apresentarão Postlude #6 (Elliot Cole) e Wart Hog (Austin Wrinkle). 

Máquina do Mundo Trio – em 2009, foi criada a habilitação em Música Popular na Escola de Música da UFMG. Desde então, seus professores têm se reunido em grupos, com distintas formações, para experimentar as possibilidades e os desdobramentos do ofício da música nessa área acadêmica. Nesta formação exclusiva para a abertura do Festival, temos a professora Andrea dos Guimarães,  cantora e pianista com formação pela Unicamp, e fundadora, há 23 anos, do premiado grupo Conversa Ribeira; o professor Mauro Rodrigues, referência na flauta e um dos responsáveis pela implementação do curso de Música Popular na instituição; e o professor Lucas Telles, violonista vencedor duas vezes do prêmio BDMG Instrumental e prata da casa, tendo cursado graduação e pós graduação na Escola de Música.

Duração aproximada: 1h30