Clique para voltar ao inicio.
 

1º FESTIVAL DE VERÃO DA UFMG

Os sentidos do conhecimento

O 1º Festival de Verão da UFMG é uma iniciativa que visa oferecer ao público e à cidade de Belo Horizonte um vasto e significativo programa de atividades culturais no período de férias de verão. A ser realizado em instalações da Escola de Arquitetura da UFMG, durante o Carnaval de 2007, conjuga em sua base conceitual a larga experiência e competência adquiridas ao longo de 38 bem sucedidas realizações do Festival de Inverno da UFMG - um dos maiores programas de cultura e extensão produzido por uma Universidade Pública nas áreas de letras e artes - com a proposta de reconhecer e promover o processo de interação dinâmica entre CULTURA e EDUCAÇÃO. Assim, o 1º Festival de Verão da UFMG, além de contemplar cursos, oficinas e palestras na área de letras e artes, busca, através da ampliação do leque de atividades tradicionalmente oferecidos pelos festivais culturais, atingir todas as áreas de conhecimento atendidas pela Universidade. Ao estabelecer a idéia de que a CULTURA é feita de teias de significação que nos permitem a construção do entendimento, promove o sentido humanista e garante livre expressão da diversidade cultural no seio da comunidade. Visa, finalmente, enfatizar o caráter de formação que a cultura desempenha em uma sociedade, conduzindo, em seu sentido mais amplo, na direção da inclusão social, da superação da pobreza, da defesa do meio ambiente e das condições para a justiça e a paz.

Coordenador geral

Maurício José Laguardia Campomori (UFMG) – arquiteto formado pela UFMG (1992), onde também concluiu o mestrado em Arquitetura (1999). Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. É professor da Escola de Arquitetura da UFMG desde 1996. Chefiou o Departamento de Projetos (1998-2002). Integrou a Câmara de Pesquisa e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE (2002-2005). É membro do Conselho Diretor da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte e Secretário Executivo do Conselho Consultivo de Cultura da UFMG. É Diretor de Ação Cultural da UFMG.

Ciências da Saúde e da Vida

Adlane Vilas-Boas Ferreira (UFMG) – graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Genética - University of British Columbia (1997). Atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética de Fungos, atuando principalmente com fungos filamentosos (mating-type, antifúngicos e fitopatógenos). Desenvolve também um trabalho de divulgação científica junto à Rádio UFMG Educativa.

Débora d’Ávila Reis (UFMG) - professora na graduação e na pós-graduação do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas/UFMG e pesquisadora na área de Psiconeuroimunologia e Imunologia Parasitária. Mestre e Doutora em Bioquímica e Imunologia - UFMG e Vanderbilt University – EUA. Coordenadora do Projeto “Universidade das Crianças”, de popularização da ciência.  

Humanidades, Letras e Artes

Carlos Antônio Leite Brandão (UFMG) - graduado em Arquitetura (UFMG, 1981), especialista em Cultura e Arte Barroca (UFOP, 1987), Mestre em Filosofia (UFMG, 1987) e Doutor em Filosofia (UFMG, 1997). Desde 1983 é professor de História da Arte e da Arquitetura na Escola de Arquitetura da UFMG, onde foi diretor e coordenador da pós-graduação. Atualmente é diretor-presidente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Dentre várias publicações destacam-se os livros As cidades da cidade (2005); Quid Tum? O Combate da Arte em Leon Battista Alberti (2000), A Formação do Homem Moderno vista através da Arquitetura (1999). Trabalhando como dramaturgista do Grupo Galpão, foi responsável pelas montagens de Romeu e Julieta (1990), Um Molière Imaginário (1998), Partido (2000) e O Inspetor Geral (2002).

Ciências Exatas, da Terra e Tecnologias

Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi (UFMG) - obteve os graus de bacharel e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, em 1989 e 1991, e o de doutor em Eng. Elétrica pela UNICAMP, em 1998. É docente na UFMG desde 1992, atuando desde 2002 no Departamento de Matemática. Atua nas áreas de Teoria de Controle e de Teoria da Otimização, sendo que nesta última vem desenvolvendo esforços de pesquisa nos temas da Otimização Multiobjetivo e da Computação Evolutiva. Seu currículo no CNPq registra a autoria de 40 artigos publicados ou aceitos para publicação em periódicos indexados, e mais de 60 trabalhos publicados em anais de congressos, e ainda a orientação ou co-orientação de sete teses de doutorado e nove dissertações de mestrado já concluídas. Coordena atualmente um projeto CAPES-GRICES de cooperação internacional com a Universidade do Algarve (Portugal).

Veja aqui fotos da solenidade de abertura.