1º FESTIVAL DE VERÃO DA UFMG

Cursos e oficinas

INICIAÇÃO

CURSO - CIDADE: OLHARES E LINGUAGENS
A partir do Humanismo cívico e da República, conceitos compreendidos na sua matriz renascentista italiana, pretende-se analisar a cidade tanto em seus aspectos físicos espaciais quanto em sua dimensão política e cívica, polis e urbs. A oficina será baseada em textos bibliográficos referenciais, num primeiro momento, e depois se aplicará na compreensão da cidade na história, especialmente de Belo Horizonte no contexto de sua fundação e da modernidade.

Professores:

Bruno Viveiros (UFMG) – Mestrando em História pela UFMG. Estudante vinculado ao “Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória”. Pesquisador do grupo “Arquitetura, Humanismo e República”. Produtor do programa “Decantando a república” da Rádio UFMG Educativa.

Junia Mortimer Cambraia (UFMG) – Estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo na UFMG. Pesquisadora do grupo “Arquitetura, Humanismo e República”.
Público-alvo: comunidade em geral, especialmente estudantes e pesquisadores da área de história, filosofia, sociologia, letras, artes, arquitetura e urbanismo.

Vagas: 20
Carga horária:
20 horas
Período:
17 a 21 de fevereiro
Horário:
13h às 17h

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OFICINA - A VERDADE E A JUSTIÇA NO CINEMA
Busca-se aproximar duas formas comunicativas predominantes na sociedade contemporânea, a saber: direito e cinema. Tal empreendimento justifica-se pelo fato de, hoje, o cinema ser lugar privilegiado de idéias e imagens da sociedade contemporânea. Assim, é possível identificar nessa forma específica de arte não apenas representações do direito, mas imagens que são capazes de constituir o direito. Debates de textos e filmes constituirão o cerne desta oficina.

Professora:

Juliana Neuenschwander Magalhães (UFRJ) - graduação em Direito pela UFMG (1991), mestrado em Direito pela UFSC (1994), doutorado em Direito pela UFMG (2000) e doutorado em Direito pela Università degli Studi di Lecce (2003). Pós-Doutorado no Instituto Max-Planck de História do Direito Europeu (2002-2003). Atualmente é professora adjunta da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ, onde exerce o cargo de Diretora. Pesquisadora do CNPq.  Coordenadora do grupo de Pesquisa “Direito e Cinema”. 

Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação de qualquer área do conhecimento.
Vagas:
30
Carga horária:
18 horas
Período:
17 e 18 de fevereiro
Horário:
8h às 12h e 13h às 18h

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OFICINA - O GOSTO DA CIDADE: TRIATLO DE HISTÓRIA, ARQUITETURA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Estudar in loco os exemplares mais significativos da arquitetura de Belo Horizonte e, a partir deles, traçar um perfil dos principais momentos da história e da cultura das cidades e do nosso modernismo. Educar o olhar do estudante para reconhecer os valores e principais características da arquitetura e dos estilos que marcam a capital mineira, desde o ecletismo que dominou o período de sua fundação e consolidação até o modernismo e o pós-modernismo.

Professores

Heloísa Maria Murgel Starling (UFMG) - professora adjunta de História das Idéias no Departamento de História da UFMG, desde 1984. Graduada em História pela UFMG e em Jornalismo pela PUC-MG. Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário do Rio de Janeiro (IUPERJ). Como estudante da UFMG, participou ativamente do movimento estudantil entre 1976 e 1980; do Movimento Feminino pela Anistia entre 1978 e 1979; das mobilizações e da organização do movimento docente da UFMG durante os anos 1980. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (1999-2001), vice-diretora da Editora UFMG e pesquisadora do CNPq. É atual vice-reitora da UFMG e coordenadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória.

Carlos Antônio Leite Brandão (UFMG) – graduado em Arquitetura (UFMG, 1981), especialista em Cultura e Arte Barroca (UFOP, 1987), Mestre em Filosofia (UFMG, 1987) e Doutor em Filosofia (UFMG, 1997). Desde 1983 é professor de História da Arte e da Arquitetura na Escola de Arquitetura da UFMG, onde foi diretor e coordenador da pós-graduação. Atualmente é diretor-presidente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Dentre várias publicações destacam-se os livros As cidades da cidade (2005); Quid Tum? O Combate da Arte em Leon Battista Alberti (2000), A Formação do Homem Moderno vista através da Arquitetura (1999). Trabalhando como dramaturgista do Grupo Galpão, foi responsável pelas montagens de Romeu e Julieta (1990), Um Molière Imaginário (1998), Partido (2000) e O Inspetor Geral (2002).

Público-alvo: interessados em conhecer a história e a cidade de Belo Horizonte, a partir de visita a seus edifícios mais significativos, in loco - a pé e de bicicleta.

Vagas: 20
Carga horária: 20 horas
Período: 18 a 20 de fevereiro
Horário: dia 18 - 8h às 12h (Escola de Arquitetura) e 13h às 17h (passeio a pé ao centro de Belo Horizonte); dia 19 – 8h às 12h (passeio de bicicleta pela orla da Pampulha) e de 13h às 17h (passeio de bicicleta pelo Campus da Pampulha e visita à Estação Ecológica da UFMG); dia 20 – 8h às 12h (Escola de Arquitetura).
Material do aluno: bicicleta de marcha, capaz de rodar com conforto longos percursos como o da orla da Pampulha. A bicicleta deverá estar devidamente equipada, conforme normas de circulação.O aluno deverá portar vestimenta adequada, equipamentos de segurança (como capacete) e material para hidratação, caderneta e caneta para anotações.

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OFICINA - TRANSGÊNICOS: CONHECER PARA DISCUTIR
Apresentação do conceito de organismos transgênicos e de seu significado genético. Comparação com processos naturais de aumento de diversidade. Discussão de casos. Levantamento de aspectos polêmicos da criação e uso desses organismos. Discussão de pontos relevantes para a divulgação pública. Elaboração de cartilha contemplando os pontos consensuais.

Professoras

Mônica Bucciarelli Rodriguez (UFMG) - graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1983) e doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: levedura, duplo-híbrido, anticorpo de cadeia única e gene repórter.

Adlane Vilas-Boas Ferreira (UFMG) - graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988); mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutora em Genética - University of British Columbia (1997). Atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética de Fungos, atuando principalmente com fungos filamentosos (mating-type, antifúngicos e fitopatógenos). Desenvolve também um trabalho de divulgação científica junto à Rádio UFMG Educativa.

Público-alvo: interessados, a partir de 16 anos, que possuam nível médio completo ou incompleto, com formação básica em Biologia.
Vagas: 30
Carga horária: 20 horas
Período: 17 a 21 de fevereiro
Horário: 13h às 17h

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OFICINA - BIODIVERSIDADE EM ÁREAS URBANAS
Discutir o conceito de biodiversidade, sua importância e as diferentes maneiras de avaliá-la. Pretende-se ainda apresentar um elenco de conhecimentos básicos necessários à compreensão e avaliação da biodiversidade. Visitas ao Parque das Mangabeiras serão feitas com a finalidade de colocar em prática os princípios aprendidos nas aulas teóricas.

Professoras

Cleusa Graça da Fonseca (UFMG) – Graduada em Historia Natural pela Universidade Federal de Minas Gerais (1964) , mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973) e doutora em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1991) . Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal. Atua principalmente nos seguintes temas: curvas de crescimento, alometria, linhagens e aves.

Paulina Maria Maia Barbosa (UFMG) – Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Principais áreas de atuação: Limnologia e Educação Ambiental. Desenvolve pesquisas principalmente na região do Vale do Aço (Parque Estadual do Rio Doce e entorno) e coordena a área de Educação Ambiental do Programa PELD/UFMG. Professora do Departamento de Biologia Geral-ICB onde leciona disciplinas na graduação (Ecologia II, Instrumentação ao ensino de Ecologia, Laboratório de ensino de Ecologia), na pós-graduação (Didática de Ensino Superior) e no Curso de Especialização em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos. Participa também do Programa de Educação Continuada de Professores (convênio CECIMIG-FaE / UFMG / S.E.E / MG) e do Programa de Ensino à Distância da UFMG.

Público-alvo: professores de ensino básico, prioritariamente, e estudantes de nível médio.
Vagas: 20
Carga horária: 20 horas
Período: 17 a 21 de fevereiro
Horário: 13h às 17h
Material do aluno: material para anotação.

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OFICINA DOS SENTIDOS
Nossos sentidos - visão, tato, audição, gustação, olfação - colocam-nos em contato com o mundo. Mas nem sempre temos atenção para os sinais, sensações, percepções, emoções que eles nos trazem.  Nessa oficina vamos convidar nossos sentidos a participarem de vivências que temos no cotidiano desfrutando e compreendendo cada uma das sensações, emoções e efeitos sobre o corpo que esses canais de comunicação com o mundo nos propiciam.
As vivências constarão de: 1) jogo dos sentidos, seguida de apreciação de peça musical; 2) caminhada noturna na Estação Ecológica da UFMG, seguida de degustação de massas e 3) visita ao Inhotim - Centro de Arte Contemporânea.

Professoras

Leonor Bezerra Guerra (UFMG) - professora de Neuroanatomia e Neurobiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Médica, mestre e doutora em Ciências Biológicas, especialista em Neuropsicologia, coordenadora da Especialização em Neurociência e Comportamento e do Projeto NeuroEduca.

Débora d’Ávila Reis (UFMG) – professora na graduação e na pós-graduação do Departamento de Morfologia do ICB/UFMG e pesquisadora na área de Psiconeuroimunologia e Imunologia Parasitária. Mestre e Doutora em Bioquímica e Imunologia - UFMG e Vanderbilt University – EUA. Coordenadora do Projeto “Universidade das Crianças”, de popularização da ciência.  

Público-alvo: estudantes, professores, músicos, artistas e demais interessados na compreensão de como a nossa relação e percepção do mundo interferem no nosso corpo.
Vagas: 20
Carga horária: 20 horas
Período: 17 a 19 de fevereiro
Horário: dia 17 - 9h às 12h e 14h às 17h (Escola de Arquitetura);  dia 18, às 9h - visita ao Inhotim - Centro de Arte Contemporânea, em Brumadinho – MG (retorno às 17h); dia 19, às 17h – visita à Estação Ecológica da UFMG (retorno às 22h).
Material do aluno: tênis e roupas confortáveis para caminhada.

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Veja aqui fotos desta oficina - Brumadinho.

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OFICINA - TERRA: PLANETA VIVO
Abordar a questão ambiental a partir do pressuposto de que a Terra é um planeta vivo, tal como concebido na Teoria de Gaia. Procurar-se-á, então, avaliar o papel e as inter-relações entre os quatro elementos – água, ar, fogo e terra – enquanto combustíveis para a manifestação da vida no planeta. A partir daí, serão discutidos os rumos que esta vida tomou, principalmente a partir do advento da espécie humana, e como a situação chegou ao atual quadro de crise ambiental. A avaliação da saúde planetária atual será feita a partir de uma comparação entre um ambiente bastante alterado e degradado (caminhada na Serra do Curral, em BH) e um ambiente relativamente pouco alterado e conservado (caminhada na Serra do Cipó, Santana do Riacho).

Professor

Bernardo Machado Gontijo (UFMG) – Biólogo e Geógrafo, especialista em Análise Ambiental (IGC-UFMG). Mestrado em Estudos Latino-Americanos (Vanderbilt University - EUA) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (CDS-UnB). Professor Adjunto no Depto. de Geografia/ UFMG.

Público-alvo: professores, estudantes e interessados em geral, que tenham o ensino médio completo, com preparo para longas caminhadas em relevo acidentado.
Vagas: 22
Carga horária: 25 horas
Período: 17 a 20 de fevereiro
Horário: 14h às 18h (dia 17 – Escola de Arquitetura), 8h30 às 17h30 (dia 18 –  Serra do Curral), 7h30 às 19h30 (dia 19 – Serra do Cipó) e 14h às 18h (dia 20 – Escola de Arquitetura).
Material do aluno: tênis, roupas confortáveis para caminhadas e máquina fotográfica digital.

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OFICINA - CIÊNCIA DA MÚSICA E DA FALA
Remonta a um passado além da memória, o momento em que o ser humano começou a produzir sons dotados de simbolismo e o momento em que se fez sentida a sua humanidade. A fala e a música seguiram rumos distintos, e nem sempre preservamos a consciência de seu princípio comum e de sua inseparabilidade. A natureza da música, da fala e de seus sentidos. Computação, matemática, semiótica, se reúnem na tentativa de decifrar o que é a música, o que é a fala e como o ser humano as percebe.

Professores:

Hani Camille Yehia (UFMG) - graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1988), mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA (1992) e doutor em Engenharia pela Nagoya University (1995). Entre 1996 e 1998, trabalhou no Human Information Processing Research Labs, da ATR (Advanced Telecommunications Research Labs - Japão), realizando a modelagem físico-matemática de processos fisiológicos inerentes ao processo de produção da fala humana. Docente no Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG desde 1998, coordena atualmente o CEFALA (Centro de Estudos da Fala, Acústica, Linguagem e Música) - laboratório que faz estudos interdisciplinares em assuntos que incluem a fonética, a síntese eletrônica de voz, a música eletrônica, a animação de faces, envolvendo pesquisadores de diversas unidades da UFMG. Orientou 21 dissertações de mestrado e três teses de doutorado já concluídas.

Maurício Alves Loureiro (UFMG) - Engenheiro Aeronáutico formado pelo ITA, iniciou seus estudos de clarineta com o Professor Dieter Klöcker na Staatliche Hochshule für Musik Freiburg, Alemanha, com bolsa de estudos do DAAD, graduando-se em 1983. Obteve o título de Doutor em Música pela Universidade de Iowa, em 1991, onde estudou também música eletrônica e computação musical. Em 1985 assumiu o posto de assistente de primeira clarineta na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Atuou como solista junto a inúmeras orquestras, assim como junto a renomados conjuntos de câmara. Participou como artista e professor de inúmeros festivais de música no Brasil e exterior e tem desenvolvido intensa atividade como solista e camerista. Foi membro integrante de vários conjuntos de música contemporânea e fundador do Grupo de Música Contemporânea da UFMG. Foi professor adjunto no Instituto de Artes da UNESP (1984-1992) e atualmente é professor titular da Escola de Música da UFMG. É pesquisador em Tecnologia Musical, membro do grupo de pesquisa CEFALA – Centro de Estudos da Fala Acústica Linguagem e Música da UFMG e atua como intérprete de música eletroacústica e computacional.

Antônio Zumpano Pereira Santos (UFMG) - graduado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestre em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutor em Matemática - University of Wisconsin - Madison (1987). É professor do Departamento de Matemática da UFMG, onde faz pesquisa em equações diferenciais parciais, já tendo orientado seis dissertações de mestrado e uma tese de doutorado no assunto. Também possui interesse no tema da história da ciência, sendo professor de História da Matemática. Já apresentou palestras em mais de 70 eventos, e já publicou mais de 20 artigos e trabalhos em eventos, sobre temas relacionados com suas duas áreas de interesse.

Público-alvo: interessados em geral, com idade mínima de 16 anos e com  ensino médio completo.
Vagas: 30
Carga horária: 20 horas
Período: 17 a 21 de fevereiro
Horário: 8h30 às 12h30

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OFICINA - O CORPO NA HISTÓRIA DA ARTE E DA MEDICINA
A relação entre a idéia e a imagem do corpo humano construída nas artes plásticas e na Medicina ao longo da História. O corpo humano nas obras dos gregos e romanos em relação à Medicina da antiguidade; as mudanças trazidas pela arte renascentista; as transformações na noção de corpo associadas ao surgimento da ciência moderna; os paralelos entre o surgimento das tendências abstratas ou desconstrutivista da figura com a fragmentação do corpo em aparelhos, sistemas, tecidos e células, na Medicina Moderna.

Professora

Ana Maria Caetano de Faria (UFMG) - graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestre em Microbiologia pela UFMG (1989) e doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais e sub-coordenadora do curso de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia da UFMG. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia de Mucosas, Imunobiologia da Nutrição, Tolerância oral, Imunobiologia do Envelhecimento.

Público-alvo: interessados em geral, com idade mínima de 16 anos e que tenham o ensino médio completo.
Vagas
: 20
Carga horária:
15 horas
Período:
20 a 21 de fevereiro
Horário:
9h30 às 12h30 e 13h30 às 18h

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ATUALIZAÇÃO

CURSO - PSICANÁLISE E EMPREENDEDORISMO – ESTRATÉGIAS DE ESCUTA DOS SIGNIFICANTES NOS PROCEDIMENTOS DE VERDADE E DE PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL
Capacitar o sujeito para estabelecer interpretações verídicas de um acontecimento a partir da escuta dos significantes que o compõem.

Professor

Everardo Alberto Fonseca de Oliveira (BH) - psicólogo, formado em 1984 pela UFMG. Pós-graduado em Psicologia Clínica pela PUC-MG. Psicanalista clínico. Professor de Epistemologia no campo clínico na Fumec – BH.

Público-alvo: interessados em projetos culturais.
Vagas: 30
Carga horária: 25 horas
Período: 17 a 21 de fevereiro
Horário: 8h às 13h

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CURSO - ARTE COMPUTACIONAL E FLASH
Fornecer ao aluno informações técnicas e possibilidades estéticas para o desenvolvimento de arte computacional baseados no aplicativo de autoria Adobe Flash e na plataforma de hardware Arduino. Na oficina serão discutidos dois exemplos de possibilidades de integração entre o aplicativo Flash e a placa Arduino. Serão utilizadas duas montagens simples de sensores e atuadores controlados pela placa Arduino e duas interfaces gráficas no Flash. Os alunos acompanharão a montagem interagindo com o professor e com os monitores

Professor

Francisco Carlos de Carvalho Marinho (UFMG) – professor do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas-Artes da UFMG. Engenheiro Mecânico (UFMG), mestre em Artes (EBA-UFMG) e doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Trabalha na área de multimídia desde 1994. Foi sócio e diretor de arte da Ex Nihil Multimídia, onde desempenhou também funções de roteirista, animador, diretor de arte, ilustrador e web design. Foi chargista dos Jornais Estado de Minas e Diário da Tarde (1986-1999). A linha de pesquisa que desenvolve atualmente é transdisciplinar, que procura articular conhecimentos vindos da Ciência da Computação da Neurociência e da Robótica. O destaque da pesquisa é direcionado para ambientes de agentes colaborativos e adaptativos.

Público-alvo: artistas digitais, artistas plásticos, videomakers, web designers, programadores visuais, profissionais e alunos da área de comunicação que tenham experiência no aplicativo AdobeFlash e conhecimentos básicos de programação.
Vagas: 12
Carga horária: 20 horas
Período: 17 a 19 de fevereiro
Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30 (dias 17 e 18); 8h30 às 12h30 (dia 19)

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OFICINA - FOTOGRAFIA DIGITAL BÁSICA
Apresentar aos participantes os princípios básicos dos processos de captura e tratamento digital de fotografias, com ênfase na utilização de câmaras digitais, calibração de monitores e impressão de cópias em papel e arquivamento de imagens digitais. Conceitos básicos de imagem digital, de componentes e operação básica de câmaras digitais, digitalização de imagens em filme e papel, princípios de gerenciamento digital de cores e edição de imagens fotográficas digitais.

Professor

Paulo Baptista (UFMG) – professor e pesquisador do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas-Artes da UFMG, mestre em Artes Visuais e doutorando em Artes pela UFMG. Coordena pesquisas na área de documentação fotográfica digital em alta resolução de bens culturais. Seu trabalho está representado nos acervos de instituições como o Museu de Arte de São Paulo e o Museu da Fotografia de Curitiba, tendo fotografias publicadas em diversos livros.  

Público-alvo: pessoas que dominem as técnicas básicas de fotografia e tenham interesse em utilizar equipamentos e processos digitais. É desejável que os participantes possuam conhecimentos básicos de fotografia, tais como noções de projeção óptica de imagens, focalização e controle de exposição, bem como conhecimentos básicos de operação de computadores.
Vagas: 20
Carga horária: 20 horas
Período: 17 a 21 de fevereiro
Horário: 8h às 12h
Material do aluno: câmera fotográfica digital, de preferência com controle manual de focalização, exposição e equilíbrio tonal (white balance); cabos de conexão USB, manual de uso e CDs de instalação da câmera; mídia para arquivamento de imagens (pen drive USB ou CD-R).

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