Clique para voltar ao inicio.
 

1º FESTIVAL DE VERÃO DA UFMG

PALESTRAS

O CÉREBRO NOSSO DE CADA DIA: A NEUROCIÊNCIA DO COTIDIANO
A palestra tem por objetivo apresentar ao público as descobertas recentes da neurociência que se aplicam à nossa vida cotidiana, com base nos princípios de organização e funcionamento do cérebro. Alguns temas abordados serão atenção e memória, estresse e ansiedade, prazeres cotidianos, a importância do sono, do exercício físico, da atividade mental e dos vínculos sociais para o bem-estar.

Palestrante:

Suzana Herculano Houzel (UFRJ) - bióloga formada pela UFRJ e neurocientista formada pela Case Western Reserve University (EUA), Universidade Paris VI (França) e Instituto Max-Planck para a Pesquisa do Cérebro (Alemanha). Trabalhou três anos como divulgadora da ciência no Museu da Vida, Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro, e desde 2002 é professora adjunta do Departamento de Anatomia da UFRJ. Coordena uma linha de pesquisa em neuroanatomia comparada, cujo objetivo é conhecer as regras celulares de construção de encéfalos de diferentes tamanhos. É autora de dois livros de divulgação científica sobre o cérebro: O Cérebro Nosso de Cada Dia - Descobertas da Neurociência sobre a Vida Cotidiana (Vieira & Lent, 2002) e Sexo, Drogas, Rock'n'Roll & Chocolate - O Cérebro e os Prazeres da Vida Cotidiana (Vieira & Lent, 2003), e prepara um novo livro sobre o cérebro adolescente para a Editora Objetiva (RJ). Escreve também uma coluna semanal para a Ciência Hoje on-line www.ciencia.org.br, e é editora da Neurociências - Revista Multidisciplinar das Ciências do Cérebro www.atlanticaeditora.com.br. Menção Honrosa do Prêmio José Reis de Divulgação Científica – CNPq, 2004.

Data: 16 de fevereiro
Horário: 20h

 

O LEMA TEMPLÁRIO E A CULTURA DA INOVAÇÃO
A inovação tecnológica, componente essencial da chamada “sociedade do conhecimento”, vem assumindo papel decisivo no desenvolvimento econômico e social das nações, com forte impacto na educação e na cultura. Esse fenômeno tem muitos aspectos surpreendentes e coloca, por um lado, novas variáveis e novos padrões de comportamento, vinculados ao novo lugar do conhecimento, à forma de convivência com as incertezas, às peculiaridades de sua inserção na aventura coletiva na sociedade; por outro lado, esse fenômeno se insere também em longa história cultural e tem raízes que remontam a práticas introduzidas pela Ordem dos Cavaleiros Templários à época das cruzadas.

Palestrante:

Evando Mirra de Paula e Silva (Brasília) - graduado em Engenharia Mecânica e Elétrica pela UFMG, Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFRJ e Doutor em Ciências pela Universidade de Paris, Orsay. Professor Titular da UFMG, onde exerceu também os cargos de Pró-Reitor de Pesquisa e de Vice-Reitor. Foi pesquisador-visitante nas universidades de Tóquio (Japão), Berkeley (USA) e Compiègne (França). Presidiu o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CETEC - Centro Tecnológico de Minas Gerais e o CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos em Ciência, Tecnologia e Inovação. É membro da Academia Brasileira de Ciências e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente é Diretor de Inovação da ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Data: 17 de fevereiro
Horário: 17h30

Veja aqui fotos desta palestra.

RECADO DA CANÇÃO: LEITURAS DE GUIMARÃES ROSA PELA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Análise das interpretações da obra do escritor pelos compositores musicais

Palestrante:

Heloisa Maria Murgel Starling (UFMG) - professora adjunta de História das Idéias no Departamento de História da UFMG, desde 1984. Graduada em História pela UFMG e em Jornalismo pela PUC-MG. Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário do Rio de Janeiro (IUPERJ). Como estudante da UFMG, participou ativamente do movimento estudantil entre 1976 e 1980; do Movimento Feminino pela Anistia entre 1978 e 1979; das mobilizações e da organização do movimento docente da UFMG durante os anos 1980. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (1999-2001), vice-diretora da Editora UFMG e pesquisadora do CNPq. É atual vice-reitora da UFMG e coordenadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória.

Data: 18 de fevereiro
Horário: 20h

Veja aqui fotos desta palestra.