Shows musicais e apresentaes teatrais ditam o tom da programao cultural
No seu aniversrio de dez anos, o Festival de Vero da UFMG promover atividades artsticas nos trs equipamentos culturais que mantm em Belo Horizonte: Centro Cultural, Conservatrio e Espao do Conhecimento.
A programao, gratuita, prev eventos nos cinco dias de Festival, como as exposies Festival de Vero: 10 anos experimentando o saber e Visualidades e memria. Ambas ficam em cartaz do dia 31 ao dia 4, a primeira no Espao do Conhecimento, e a segunda, no Centro Cultural.
Festival de Vero: 10 anos experimentando o saber ser exibida na fachada digital do Espao do Conhecimento das 19h s 23h, contando a trajetria do Festival. Visualidades e memria [foto], por sua vez, ser montada no 2 andar do Centro Cultural.
Trata-se de mostra de fotografias do prdio do Centro Cultural e das estruturas urbanas do seu entorno, como a estao ferroviria e a Praa da Estao. A abertura da mostra ocorre domingo, 31, s 18h30. Ela permanecer aberta ao pblico de 1 a 4 de fevereiro, das 9h s 21h.
A programao do Festival de Vero 2016 pode ser consultada no site do evento. Confira outras atraes culturais:
Show de Mamour Ba e Conexo African Beat No Centro Cultural, o artista senegals Mamour Ba [em foto de Marta Eloiza] fecha a programao do primeiro dia de Festival. A partir das 19h30, ele se apresenta com a banda Conexo African Beat, com foco nos tambores e ritmos tribais africanos.
Show Cantos para alfabetizar, de Kanatyo Patax e Siw Patax No dia 1, a vez do Conservatrio receber um show musical. L, s 18h, se apresentaro Kanatyo Patax e Siw Patax, pai e filho que, com sua msica, contam a cultura tradicional Patax e buscam a alfabetizao.
Espetculo teatral Os papis do inferno
No mesmo dia, s 20h, o auditrio do Centro Cultural UFMG recebe o espetculo teatral Os papis do inferno [em foto de Lucas Pacheco], em que so contadas trs histrias marcadas pela atmosfera cruel dos anos das ditaduras militares latino-americanas.
Nova apresentao do espetculo est marcada para o dia seguinte, tera-feira, 2, s 20h, no mesmo espao.
Show do Coral de Trombones e Tubas da UFMG Tambm no dia 2, s 18h, o Centro Cultural UFMG receber apresentao do Coral de Trombones, vinculado Escola de Msica da UFMG, que toca desde msicas clssicas at obras contemporneas, de nomes como Milton Nascimento, Tom Jobim e Luiz Gonzaga.
Visita guiada Corpo e percepo sonora no espao A partir das 15h30, o Espao do Conhecimento promove visita guiada s suas instalaes. A proposta que o visitante, de olhos vendados, experimente sensaes e detalhes novos na visita, como nuances de tons de voz, sons ambientes, texturas e cheiros.
Alm da edio do dia 2, haver novas visitas guiadas ao Espao do Conhecimento nos dias 3, quarta, e 4, quinta, sempre no mesmo horrio.
Show No balaio de Sinh No dia 3, s 19h, o grupo Meninas de Sinh se apresenta no Centro Cultural. O grupo tambm vai ministrar uma oficina, que tem o objetivo de estimular os participantes a resgatar memrias afetivas por meio de conversas, brincadeiras, cantigas e jogos ldicos.
Show do Bloco Magnlia Brass Band Por fim, no dia 4, a programao do Festival de Vero ser encerrada com apresentao, s 18h30, no Conservatrio, do Bloco Magnlia Brass Band [em arte de Tiago Macedo], que interpreta clssicos do jazz americano de meados do sculo 20, como Dizzy Gillespie, Louis Armstrong e Duke Ellington.
Fonte: Agência de notícias UFMG

