Mscara e ritmo orientam as oficinas de teatro; educadores mergulham no universo da pedagogia Waldorf
Com abordagens distintas sobre o universo do teatro, as oficinas Iniciao mscara teatral e Rtmica corporal na encenao teatral mobilizaram os participantes na tarde desta segunda-feira, no Centro Cultural UFMG.
Professor da oficina sobre mscara teatral, Fernando Linares explicou que o ator deve procurar anular todos os seus trejeitos pessoais, como o modo de andar, olhar e falar, para a construo de um personagem. A mscara transfere para o artista um novo sujeito, autnomo. preciso se entregar totalmente mscara para que surja essa segunda natureza, disse.
Fernando Linares explicou tambm que o ator precisa ter todos os seus sentidos muito aguados, inclusive o sexto sentido, que corresponde intuio, para transmitir sentimentos ao pblico, fazendo parecer que realmente os sente.
Na oficina sobre rtmica corporal, foram ensinadas tcnicas de aquecimento vocal, envolvendo exerccios com a boca e a lngua. Tambm foram desenvolvidas atividades que visam ao alongamento e ao equilbrio do corpo [foto abaixo].
A agilidade foi trabalhada por meio de exerccios com basto. No palco, so fundamentais a noo de espao e a habilidade para fazer aes simultneas, como andar, falar e manipular objetos, demonstrou o instrutor Jonnatha Horta.
Pedagogia holstica Caracterizada principalmente pela concepo que leva em conta o amadurecimento das crianas e adolescentes segundo sua faixa de idade, a oficina Ritmo, tempo e arte como aliados a pedagogia Waldorf como ferramenta para ensinar desperta interesse especial entre os educadores.
A professora Patrcia Oliveira Morais explica que, conforme essa corrente pedaggica, as crianas e jovens devem ser instrudas seguindo uma diviso que considera diferentes janelas do aprendizado.
Crianas at sete anos (primeiro setnio) vivenciam o aprendizado de forma muito ligada aos aspectos que envolvem o prprio corpo. J no segundo setnio, que vai at os 14 anos, devem ser explorados elementos da arte, da beleza e das cores. Conceitos como mecnica, tica, evoluo e outros que explicam o funcionamento do mundo s devem ser abordados no terceiro setnio, dos 14 aos 21 anos, explicou.
A Pedagogia Waldorf baseada nas ideias do filsofo alemo Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. Sua abordagem busca integrar, de maneira holstica, o desenvolvimento fsico, espiritual, intelectual e artstico dos alunos. Est presente em escolas de mais de 60 pases.
A programao do Festival de Vero segue at o dia 4.
Fonte: Agência de notícias UFMG

