Ciclo de debates

Diariamente, convidados especiais e público irão refletir sobre diferentes temas.
Horário: 10 às 12h
Local: Conservatório UFMG – miniauditório
Entrada franca e aberta ao público em geral (capacidade limitada à lotação do espaço).
Para obtenção de certificado, é necessária inscrição prévia e gratuita pelo site até 10/02.

  • 12/02 - POPULAÇÃO DE RUA, OCUPAÇÕES, ARTE E CULTURA

    Leonardo Vieira apresentará a situação da moradia de rua no Brasil. Entre os temas a serem tratados, está a necessidade de uma profunda reforma urbana, bem como a ausência de política habitacional e sua relação com o aumento da população em situação de rua e ocupações.

    A segunda convidada, Cristina Tolentino apresentará um relato sobre o Grupo de Teatro Mulheres de Luta, composto por mulheres da Ocupação Carolina Maria de Jesus: um coletivo de pesquisa teatral com foco na trajetória de mulheres que passam da limitada vida doméstica para um outro lugar, o da luta pela dignidade humana, dando um sentido libertário às suas vidas e à sua comunidade.

    Cristina Tolentino

    Mulher, feminista, ativista; integrante do Movimento de Mulheres Olga Benário; da #partidAMG e das Muitas. Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP; pesquisadora e diretora de teatro; fundadora e diretora dos grupos: Grupo Bayu-Núcleo de Pesquisa Teatral e Grupo de Teatro Mulheres de Luta da Ocupação Carolina Maria de Jesus.

    Leonardo Péricles Vieira

    Desde 2011 é integrante da Coordenação Nacional do Movimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB). Nos anos 2000, foi diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), além de presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas.

    Classificação etária: livre

  • 13/02 - O REFUGIADO, ESTE OUTRO

    O congolês Felix Kaputu apresentará o tema usando como ilustração sua experiência pessoal. Os refugiados não são todos iguais. Possuem suas próprias histórias, motivações, e expectativas em relação aos países para onde vão. Os refugiados acadêmicos parecem possuir diferentes objetivos, tais como continuação de seus estudos, pesquisas, trocas de experiências e informações.

    O debate será realizado em inglês e mediado pelo diretor geral do Festival, o professor doutor Rodrigo Vivas, e contará com a tradução de Alice Peixoto para o português.

    Felix Ulombe Kaputu

    Doutor em Estudos Interdisciplinares pela VRIJE Universiteit Brussel, doutor em Antropologia pela Ghent University, e doutor em Literatura Inglesa Comparada pela University of Lubumbashi. Pesquisador nas áreas de antropologia e estudos interdisciplinares, abrangendo questões culturais e materiais, culturas orais e estudos de gênero e literatura. Realiza também estudos comparativos sobre religiões antigas (xamanismo), contemporâneas e mitologias. Desenvolve atualmente pesquisa comparativa entre culturas africanas e afro-brasileiras. É escritor, autor de livros de ficção e não ficção, e pesquisador residente na UFMG, por meio de convênio com a Rede Internacional de Cidades de Refúgio (ICORN). Integrante da rede internacional Scholars at Risk.

    Classificação etária: livre

  • 14/02 - TRANSVIVÊNCIA: DIÁLOGOS SOBRE O DIREITO À DIFERENÇA NA UNIVERSIDADE

    Paulo Henrique Nogueira apresentará elementos da pesquisa em curso denominada "A presença de pessoas trans na UFMG: perspectivas interpessoais e institucionais", desenvolvida junto a pessoas trans na universidade.

    A segunda convidada, Samara Pimenta,apresentará um relato sobre sua experiência de servidora transmulher, no convívio profissional no âmbito da universidade. O objetivo é refletir sobre políticas que facilitem a transição de gênero no ambiente profissional de forma a torná-la menos traumática para todas as pessoas envolvidas.


    Samara Gabi Pimenta

    Servidora pública federal desde 2004. Assumiu sua condição de transexual em 2017, sendo, até a presente data, a única servidora transmulher da UFMG.

    Paulo Henrique de Queiroz Nogueira

    Filósofo com mestrado e doutorado em Educação, atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da UFMG, onde ministra aulas na graduação e no mestrado profissional.

    Classificação etária: livre