O professor António Nóvoa fará uma das conferências de abertura do evento.
Foto: Taniara Damascena – IEAT/UFMG

Será realizado nos dias 16 e 17 de junho de 2025 o Seminário Internacional Terceiros espaços na formação docente como parte das atividades da Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

Programado para o auditório da reitoria da UFMG, o seminário é aberto à participação de estudantes, pesquisadores, docentes, professores da educação básica e demais interessados no tema. Para participar é necessário se inscrever pela plataforma Even3. Haverá emissão de certificados de participação.

O seminário tem o objetivo de discutir mais profundamente conceitos que vêm sendo debatidos no âmbito das pesquisas conduzidas pela Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica do IEAT e que são fundantes para a política institucional de formação de professores da educação básica da UFMG e de outras universidades que fazem parte da Rede Mineira de Formação de Professores. Acesse aqui a programação do evento.

No dia 16 de junho, às 10 horas, será realizada a mesa de abertura do evento. Na sequência, às 10h30, serão realizadas apresentações sobre projetos de pesquisa vinculados à Cátedra, com destaque para a participação de pesquisadores dos “Círculos de Pesquisa”, de uma pesquisa em rede financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre comunidades e formação docente e, finalmente, da Rede Mineira de Formação de Professores.

Na parte da tarde, às 13 horas, o professor António Nóvoa, titular da Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica do IEAT e reitor honorário da Universidade de Lisboa, em Portugal, fará a conferência Espaços comuns na formação docente. Em seguida, o professor Kenneth Zeichner, Universidades de Wisconsin-Madison e Washington, nos Estados Unidos, vai ministrar a conferência Espaços híbridos na formação docente. A conferência será ministrada em inglês, com tradução simultânea. Em seguida, haverá debate com o público.

Para finalizar as atividades do dia, às 16 horas, será realizado o lançamento do livro A condição docente na rede estadual de educação de Minas Gerais, escrito a partir de um estudo coletivo do Grupo de Pesquisas sobre Profissão Docente (Prodoc), que reúne pesquisadoras de várias instituições universitárias e de redes da educação básica do estado de Minas Gerais.

No dia 17 de junho, o seminário contará com uma programação voltada à troca de experiências com convidados internacionais com foco em pesquisas sobre a formação de professores em seus respectivos países. Serão realizadas duas mesas-redondas e uma roda de conversa em torno do tema Desafios e possibilidades na construção de terceiros espaços na formação de professores. A primeira mesa, com início às 9 horas, contará com a participação de Bonifácio Langa, da Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique; Caroll Schilling, da Universidade Católica do Maule, no Chile; Heli Sabino de Oliveira e Maria José Flores, da UFMG. A mediação será conduzida por António Nóvoa.

No período da tarde, às 14 horas, será realizada a roda de conversa. Para finalizar o evento, às 17 horas, será realizada a segunda mesa-redonda, em formato virtual, com transmissão pelo canal do IEAT no YouTube. A mesa vai reunir os pesquisadores Jo Lampert e Marnee Shay, respectivamente da Universidade Monash e da Universidade de Queensland, na Austrália; Júlio Emílio Diniz, da UFMG; Lorena Guillen, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos e Maria Alfredo Moreira e Teresa Sarmento, ambas da Universidade do Minho, em Portugal. A mediação da mesa será feita por Kenneth Zeichner. A mesa-redonda será em inglês, com tradução simultânea.

Sobre a Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica do IEAT

Realizada em parceria com a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), a Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica do IEAT tem o objetivo de contribuir para o avanço do conhecimento científico nas pesquisas sobre a educação básica e formação de professores. De acordo com o professor Júlio Emílio Diniz, coordenador da Cátedra, tem se buscado fomentar a pesquisa avançada e transdisciplinar em torno do tema da educação básica, focando nos espaços e processos que podem contribuir para o diagnóstico e melhoria da formação docente. Assim, a proposta é que as pesquisas desenvolvidas possam servir de subsídio para a elaboração das ações com impacto direto nos cursos de Licenciatura em todo o estado de Minas Gerais.

Uma das principais ações da Cátedra é a criação dos “Círculos de Pesquisa”, grupos compostos por pesquisadores da UFMG, de outras instituições de ensino e, obrigatoriamente, por educadores da educação básica. Esses círculos têm como foco o aprofundamento de temáticas relevantes para a formação de professores, como a construção de “terceiros espaços” na formação docente, processos de construção do conhecimento profissional e práticas de ensino em contextos escolares diversos.

De acordo com a educadora Raquel Augusta Melilo Carrieri, que desenvolve pesquisa de pós-doutorado na referida Cátedra, a proposta da consolidação dos “Círculos de Pesquisa” vai ao encontro da perspectiva intersetorial e se relaciona diretamente aos esforços de colaboração como eixo para resolver problemas sociais complexos.