Patricia Maria Kauark Leite é professora associada do Departamento de Filosofia da UFMG. Concluiu graduação em Física - Licenciatura (1982) e Bacharelado (1983) - pela UFMG, mestrado em Filosofia pela UFMG (1993), doutorado em Epistemologia pela Ecole Polytechnique de Paris (2004) e pós-doutorado pela Stanford University. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da ciência, filosofia transcendental e filosofia da mecânica quântica. Recebeu o prêmio Louis Liard 2012, concedido pela Academia de Ciências Morais e Políticas da França, pelo seu livro "Théorie quantique et philosophie transcendantale: dialogues possibles" (Hermann, 2012).

Somos UFMG

Currículo Lattes

Armando da Silva Cunha Júnior possui graduação em Farmácia, modalidade Indústria, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado (D.E.A.) em Pharmacotechnie et Biopharmacie (1995) e doutorado em Sciences Pharmaceutiques (1997) pela Université de Paris XI (Paris-Sud). Realizou estágio pós-doutoral na Unidade 598 do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (INSERM U598 - Maladies oculaires et innovations therapêutiques), Paris, França (2004/05).

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia e Coordenador do grupo de Pesquisa Inovasense – Pesquisa e Inovação Farmacêutica. Foi coordenador da Área de Farmácia na CAPES no quadriênio 2014/17 e Coordenador Adjunto da Área de Farmácia na CAPES no quadriênio 2018/22. É membro da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) e foi seu Presidente em 2013.

Somos UFMG

Currículo Lattes

Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais, professor Estevam Barbosa de Las Casas concluiu sua graduação em Engenharia Civil na UFMG, mestrado na PUC-Rio, e doutorado em 1988 na Purdue Universty, nos Estados Unidos, em Engenharia de Estruturas. Foi professor convidado na Universidade Politécnica da Catalunha, no período de 1995 a 96.

Atualmente é professor titular no Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG. Atua nas áreas de Mecânica Computacional e Biomecânica, orientando alunos de graduação e pós-graduação e pós-doutorandos das áreas de Engenharia e de Saúde, estes últimos nos cursos de Engenharia de Estruturas e Mecânica.

Contato: diretoria@ieat.ufmg.br
Telefone: (31) 3409-6652

Somos UFMG

Currículo Lattes

É professor titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua, desde 1996, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. É pesquisador do CNPq (categoria 1D) e da FAPEMIG, e atualmente desenvolve o projeto Conceitos de Obra, Espaços Literários e Transartísticos. Possui os títulos de Doutor em Literatura Comparada (1996), Mestre em Literatura Brasileira (1992), e Licenciatura Plena em Inglês e Literaturas (1989) e em Português e Literaturas (1988) pela UFMG. É líder do grupo de pesquisa Espaços Literários e Transdisciplinares, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2004-2005), na Universidade Federal de Santa Catarina (2010-2011) e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2019). Ensaísta e ficcionista, publicou, entre outros, os livros Teorias do Espaço Literário (Finalista do Prêmio Jabuti, categoria teoria/crítica literária); Manhã do Brasil (Finalista do Prêmio Portugal Telecom e Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura); Chuva de Letras (Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro, Finalista do Prêmio Jabuti, Livro selecionado para o PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola, do MEC); Grafias da Identidade: Literatura Contemporânea e Imaginário Nacional (Finalista do Prêmio Jabuti, categoria teoria/crítica literária); Um Olho de Vidro: A Narrativa de Sérgio Sant'Anna (Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, categoria ensaio); Saber de Pedra: O Livro das Estátuas (Bolsa Vitae de Artes: literatura); Canção de Amor para João Gilberto Noll; Tablados: Livro de Livros. 

Somos UFMG

Currículo Lattes

Santuza Maria Ribeiro Teixeira é professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Concluiu graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (1985) e doutorado em Bioquímica pela Universite de Lausanne, na Suiça (1990). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Iowa (1991-1996) e licença sabática na Universidade de Maryland (2008), nos Estados Unidos.

É líder de grupo do INCT Vacinas e sub-coordenadora do Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas). É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Fellow da The World Academy of Sciences (TWAS) e pesquisadora de produtividade nível 1B do CNPq. Foi pesquisadora do Howard Hughes Medical Institute (International Research Scholar), Chefe do Departamento de Bioquimica e Imunologia da UFMG, Presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz), Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Interdisciplinares (IEAT) da UFMG, coordenadora do CT-Vacinas e membro da Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 da CAPES.

Somos UFMG

Currículo Lattes

Gestão 2014-2022
Estevam Barbosa de Las Casas - Escola de Engenharia da UFMG

Gestão 2009-2014
Maurício Alves Loureiro - Escola de Música da UFMG

Gestão 2005-2009
Carlos Antônio Leite Brandão - Escola de Arquitetura da UFMG

Gestão 2003-2005
Alfredo Gontijo de Oliveira - Instituto de Ciências Exatas da UFMG

Gestão 2000-2003
Ivan Domingues - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG

Gestão 1999-2000
Paulo Sérgio Lacerda Beirão - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG