O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG é membro integrante da rede internacional de institutos avançados baseados em universidades (University-Based Institutes for Advanced Study – UBIAS). A rede UBIAS, iniciada em 2010, congrega atualmente mais de 50 institutos de estudos avançados ao redor do mundo, e tem a proposta de promover um ambiente para a troca de experiências entre pesquisadores de diversas áreas, culturas e formações, criando um espaço produtivo para pesquisa inovadora. Além de programas de bolsas em diferentes níveis acadêmicos (pesquisadores juniores e seniores), a rede UBIAS realiza conferências bienais e programas conjuntos entre os seus institutos membros. Para saber mais sobre os programas de bolsas oferecidos pelos institutos membros da rede UBAS, clique aqui.
Um dos principais projetos da rede é o Intercontinental Academia, que visa promover a criação de uma rede global de futuros lideres de pesquisa, através do intercâmbio de jovens acadêmicos com orientação de alguns dos mais eminentes pesquisadores de todo o mundo. O Intercontinental Academia é organizado em encontros sobre temas de grande relevância que promovem o intercâmbio científico entre gerações, disciplinas e culturas.
Sobre o ICA
O ICA 1 sobre o tema “Tempo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Avançadas da Universidade de Nagoya e pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. O ICA 2 teve como tema “Dignidade Humana” e aconteceu no Instituto de Estudos Avançados de Israel da Universidade Hebraica de Jerusalém, e no Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld, Alemanha. Os encontros do ICA 3, cujo tema foi “Leis: Rigidez e Dinâmica”, foram organizados pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade Tecnológica de Nanyang, Cingapura, e pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Birmingham, Reino Unido. O ICA 4 sobre o tema “Inteligência e Inteligência Artificial” foi realizado pelo Instituto de Estudos Avançados de Paris e pelo Instituto de Estudos Avançados da UFMG.