Envie sua opinião

 

Preencha os campos abaixo

319 opiniões enviadas

Veja outras opiniões (5 por página): [64] 63 62 61 60 59 58 57 56 55 541 » Mostrar todas

  1. 319
    Carlos disse:

    Li agora há pouco o artigo de Míriam Leitão: Teses e Truques. Sei que estou meio atarsado, já que o artigo é de 2006, mas gostaria de parabenizá-la pela sua clareza na exposição da sua defesa das cotas raciais. O título, por si só, já diz tudo: “Teses e Truques”. Os truques, muito bem explanados pela autora, evidenciam as verdadeiras intenções dos detratores da política de cotas.
    Apenas para complementar, um dos truques que agora vem sendo usado por aqueles que se dizem contra a racialização e contra a política de cotas raciais é se posicionar contra a existência de raças biológicas, idéia enterrada faz tempo, e imputar a crença numa ideia falida àqueles que defendem as cotas, para com isso acusá-los de estarem promovendo o tal racialismo.

  2. 318
    Márvio Vidal Ferreira disse:

    Digníssimo senhor reitor Ronaldo Pena!
    é com muitíssima satisfação que recebo seu texto \” os dez mitos sobre as cotas\”.
    Por um periodo muito longo, a sociedade elitista brasileira se nega discutir um novo perfil de sociedade. É tardio o entendimento desta de que é impossivel um pais crescer, perpetuando todas as formas de desigualdades. Porém, na sociedade atual são nitidas essas formas, que não é meramente por questões: economicas, sociais, etnicas ou culturais.
    No Brasil, vivemos um a política extremamente racista e preconceituosa, muito mais forte na questão racial do que em qualquer uma outra; exemplo: nossa sociedade nunca se manisfestou contraria a nenhuma política direcionada, como para: mulheres, indígenas, idosos, adolescentes, deficientes. Mas hoje, o que está em pauta são as cotas raciais (diga-se de passagem, que o movimento negro brasileiro sempre tem suas reinvidicações divididas com outros setores) \”para uma sociedade que se diz não ser racista e discriminatória\”. É bastante contraditório ir contra as cotas, mesmo esta sociedade sabendo que historicamente que o negro foi neste pais o único a sofrer todos os percausos; pejorativos e deplorativos desde a \”abolição\” da escravatura no Brasil, inclusive com criação de instituição especifica para sua marginalização, que é o caso da Polícia Militar. E é fato, que a discusão sobre as cotas está posta desde sua adessão pelo Estado do Rio de Janeiro em 2001/2003. Por mais que nossa mídia tenha incitado a população com suas falácias, ela está ai, está em algumas universidades, está no Congresso e na pauta do Palácio do Planalto. Por isso, o parabenizo pela iniciativa de trabalhar na construção do que é imerativo para a construção de uma sociedade mais justa e igual. Que venha a adequação no sistema de seleção, Vestibular, Provão e etc….

    Márvio Vidal Ferreira

  3. 317
    viviane disse:

    Pessaos portadoras de necessidades espiciais deveria ter o mesmo respeito e deveria ter as mesma oportujnidades pois afina solmos normais.

    Viviane

  4. 316
    Delza Eloy de Sanatana Gonçalves disse:

    Esse debate é ridículo. Vocês deveriam se envergonhar.

    Delza Eloy de Sanatana Gonçalves

Veja outras opiniões (5 por página): [64] 63 62 61 60 59 58 57 56 55 541 » Mostrar todas

Desenvolvido por Núcleo Web - Cedecom UFMG, com uso do software WordPress