Envie sua opinião

 

Preencha os campos abaixo

319 opiniões enviadas

Veja outras opiniões (5 por página): « 6411 10 9 8 7 6 5 4 [3] 2 1 » Mostrar todas

  1. 15
    patrícia amorim disse:

    A reserva de vagas nas universidades públicas é simplesmente um \’curativo\’ na educação brasileira; é uma forma de o governo adiar a melhora no ensino das escolas públicas.
    Essa medida só fará com que o ensino das universidades caia cada vez mais para poder, assim, acompanhar o nível de conhecimento dos alunos.
    Sem levar em consideração que vários estudantes que têm capacidade não são escolhidos pelas vagas já estarem preenchidas por alunos que entraram não devido à sua capacidade, mas à sua posição social, ou raça. É um preconceito disfarçado de boa ação. Se todos tivessem acesso ao mesmo nível de educação as cotas não seriam necessárias.

    Patrícia Amorim

  2. 14
    Marina disse:

    Essa questão é muito discutida em todos os lugares.
    Podemos ver que nas faculdades que adotaram essa medida o problema não foi resolvido. Assim, podemos concluir que esta não é a solução para os problemas de educação brasileira.
    Eu, particularmente, sou contra as cotas. Sejam elas para negros, para pobres, para quem for. Acredito que somos todos iguais, e que não devemos dar chances para ninguém. O certo a se fazer é melhorar as escolas públicas do país, de modo que todos tenham uma boa educação e assim possam competir igualmente nas faculdades.
    Não é fácil para ninguém entrar em uma faculdade, seja ele com boas ou más condições financeiras. Ouvimos casos sobre pessoas que são pobres entrando com ótimas notas na faculdade, enquanto ricos não passando.
    Isso, só aumentará o preconceito, gerando uma maior desigualdade social, pois muitos poderão falar que não entraram na faculdade pois a vaga foi tomada por um pobre.
    Se formos pensar na sociedade brasileira como um todo, a grande maioria é pobre e todos são mestiços. A maioria entraria na faculdade dizendo que são pobres e negros. Isso não é certo.
    Não podemos privilegiar quem é pobre. Deveriamos, como já dito antes, melhorar o ensino público do Brasil.

    Marina

  3. 13
    Luiza disse:

    Eu sou totalmente contra a inclusão social. Ultimamente no nosso país tudo gira em torno de pobres e negros. Isso só serve para aumentar o preconceito social. Além disso, o país deveria dar uma boa base para todos e não começar por uma boa faculdade. Acho totalmente errado.
    Quer dizer que só porque sou pobre e negro tenho direito a cotas na faculdade? Cadê a tal democracia de que todos são iguais?

    Luiza

  4. 12
    samuel parolini disse:

    Sou contra as cotas na universidade.

    Samuel Parolini

  5. 11
    Renan Dias disse:

    Acredito que essa não seja a melhor opção, fazendo isso você estará colocando a prova que exite uma diferença entre negros e brancos e isso não é verdade. Devemos mudar é a base da escola pública para ter um melhor ensino e poder lutar em pé de igualdade com aqueles que estudam em colégios particulares. Quantos casos nós já vimos sobre isso, de jovens de escola pública que conseguem um alto índice de aprovação porque eles querem ser aprovados. É uma oportunidade de valorizar essa diferença inexistente e fazer que o vestibular fique mais fácil para os negros. Será que é a melhor opção? Eu acho que NÃO.

    Renan Dias

Veja outras opiniões (5 por página): « 6411 10 9 8 7 6 5 4 [3] 2 1 » Mostrar todas

Desenvolvido por Núcleo Web - Cedecom UFMG, com uso do software WordPress