Envie sua opinião

 

Preencha os campos abaixo

319 opiniões enviadas

Veja outras opiniões (5 por página): « 64 63 62 61 [60] 59 58 57 56 55 541 » Mostrar todas

  1. 300
    Marcelo Meirelles Martinns disse:

    Hoje estou de frente ao computador para fazer um trabalho sobre cotas para negros nas universidades. Ao pesquisar me deparei com esse Saint falando de exclusão. Tem tudo haver com o meu trabalho, pois as cotas acabam compensando anos de exclusão dos negros. Eu possuía uma visão contraria as cotas devido à falta de informação, não de qualquer informação, mas de uma informação que me levasse a refletir realmente nas desigualdades sociais desse país. Pego-me nesse momento com uma certeza que as cotas são extremamente necessárias devido ao racismo velado existente nesse país multi-racial.
    “Ora, a cota não é a questão. Ela é apenas o momento revelador, em que reaparece com força o maior dos erros nacionais: negar o problema para fugir dele”. (Miriam Leitão)

    Marcelo Meirelles Martins

  2. 299
    thales godoy disse:

    Isso é ridículo. Se todos devemos ser iguais cotas não deveriam ser implantadas. Não somos ricos, nossos pais se esforçam a vida toda para pagar uma escola digna e agora vão ter que pagar faculdade, por que o governo sucateará as federais assim como fez com a escola pública. COTAS NUNCA! O governo deve reformar a educação pública para que os alunos se tornem competitivos, e não enfiá-los na faculdade. COTAS NUNCA!!

    Thales Godoy

  3. 298
    bianca disse:

    Se vocês tivessem crescido vendo sua mãe virar 48h sem dormir num hospital, fazendo plantão atrás de plantão para conseguir pagar um colégio decente para vocês; se vocês tivessem crescido numa cidade e num país onde infelizmente as escolas públicas tem um ensino de baixa qualidade, uma estrutura precária, professores mal remunerados e currículos insatisfatórios por causa de greves recorrentes; se vocês tivessem nascido no sul do Brasil, onde a maioria da população, inclusive a de baixa renda, é de origem étnica branca; e se, mesmo com todas essas dificuldades, vocês conseguissem passar em primeiro lugar num vestibular de uma das melhores universidades federais do país e, depois de formados, fossem profissionais muito bem sucedidos, eu duvido que aprovariam tamanho absurdo chamado sistema de cotas! Pensem nisso. Ao apoiar o sistema de cotas, vocês estão fomentando a intolerância racial no país, a richa entre brancos x negros x mestiços; vocês estão prejudicando os filhos de pais de baixa renda que muitas vezes tiraram dinheiro do conforto e até da comida para pagar colégio; vocês estão prejudicando filhos de pais de baixa renda que se esforçaram e, muitas vezes, se humilharam para conseguir uma bolsa de estudos num colégio particular; vocês estão valorizando filhos de muitos pais de classe média alta, proprietários de bons imóveis e bons carros e que, mesmo assim, colocam os filhos em escola pública, porque não valorizam os estudos; vocês estão mascarando e postergando o problema maior, que é a baixa qualidade e a falta de estrutura do ensino básico no país; e talvez o pior de tudo, vocês estão destruindo uma das poucas coisas que ainda prestam nesse país: a excelente qualidade das universidades federais! Pensem nisso. Desculpem-me a sinceridade, mas isso mais parece coisa de gente recalcada do que de gente financeiramente carente. Mais parece coisa de politicagem, coisa de quem quer garantir votos miseráveis, coisa de quem prefere manipular seus eleitores miseráveis e ignorantes, do que oferecê-los meios honestos de evoluir e contribuir para a evolução do país. Não falo por mim, porque apesar da origem pobre, a batalha honesta da minha família me oportunizou uma carreira promissora. Falo pela causa. Universidade pública, de qualidade e gratuita PARA TODOS!!! Pensem nisso.

    Bianca

  4. 297
    Júlio César Medeiros disse:

    Francamente, fiquei extremamente decepcionado com este texto. Taí uma Universidade da qual nem perto quero passar.
    lamentável ….
    Júlio César Medeiros S. Pereira
    Ms em história social pela UFRJ

    ps. negro

  5. 296
    Michel Rimes disse:

    Sou pobre, branco e oriundo de escolar particular (de ensino fraco e bolsista).
    E eu? Como que eu fico nessa história?
    Não acho justo!

    Michel Rimes

Veja outras opiniões (5 por página): « 64 63 62 61 [60] 59 58 57 56 55 541 » Mostrar todas

Desenvolvido por Núcleo Web - Cedecom UFMG, com uso do software WordPress