1. Há garantia de que as aulas serão remotas pelo menos até o final do ano?

No momento, não há previsão para encerramento do ensino remoto emergencial. Segundo Resolução CEPE No 02/2020, o ERE terá validade enquanto durar a pandemia da Covid-19, observadas as recomendações das autoridades sanitárias em seus diversos níveis federativos.

2. Como vai ficar o processo presencial para o segundo semestre?

No momento, não há previsão de data para realização de aulas presenciais.

1. Como vai funcionar o processo de reopção de curso?

O requerimento de reopção é realizado de acordo com as regras estabelecidas pelo art. 10 da Resolução CEPE Nº 14/2018, de 9 de outubro de 2018, e com os prazos definidos pelo Calendário Escolar da UFMG.

Assim que o CEPE aprovar a reedição do Calendário de 2020, os prazos serão redefinidos para provimento de vagas de reopção no segundo período letivo.

Acompanhe as publicações na página do DRCA, e, para entender melhor como funciona o processo, confira as regras acadêmicas da Universidade.

2. Estudantes calouros com entrada em 2020/1 poderão solicitar a reopção esse ano?

Das condições necessárias para solicitar reopção de curso, o requerente deverá ter integralizado no mínimo 20 (vinte) créditos desde seu ingresso no curso de graduação, no qual está vinculado atualmente, na UFMG. Para mais informações, acesse a página do DRCA e as regras acadêmicas.

1.Como ficam os calouros?

Para saber como serão as convocações dos aprovados no SiSu, acesse o Informativo – Registro Acadêmico e Chamadas Subsequentes – SiSU/UFMG – 1ª edição de 2020 na página do DRCA,

2.Estudantes calouros de 2020/1 poderão solicitar a reopção esse ano?

Das condições necessárias para solicitar reopção de curso, o requerente deverá ter integralizado no mínimo 20 (vinte) créditos desde seu ingresso no curso de graduação, no qual está vinculado atualmente, na UFMG. Para mais informações, acesse a página do DRCA e as regras acadêmicas.

1. Como trancar ou cancelar matérias?

O trancamento parcial de atividades acadêmicas curriculares é requerido por meio de formulário online no SiGA e observando os prazos previstos no Calendário Escolar. O CEPE aprovará reedição do Calendário de 2020 nas próximas semanas de forma que os prazos para trancamento serão definidos.

Normalmente, é vedado o cancelamento de matrícula em atividades acadêmicas curriculares. Excepcionalmente, para retomada das aulas segundo ERE, foi autorizado pelo CEPE esse cancelamento. Para tal, o estudante deve procurar seu Colegiado de referência.

2. Qual a diferença de trancamento parcial e total?

Consulte o item 6 da seção Vida Acadêmica.

3. Qual o prazo para o trancamento?

Os prazos para trancamento total e parcial serão redefinidos pelo CEPE na reedição do Calendário Escolar de 2020.

4. Onde posso solicitar cancelamento do trancamento total?

As orientações são as mesmas apresentadas para a pergunta 1.

1. Como será a mudança de turno? Como algumas atividades serão no horário do nosso turno, a universidade deveria permitir a mudança de turno.

As atividades remotas poderão ser realizadas de forma síncrona ou assíncrona, sendo que as atividades síncronas devem ocorrer no horário original previsto para a disciplina.

A mudança de turno é uma modalidade de preenchimento de vagas remanescentes. Assim que Calendário Escolar de 2020 for reeditado, os prazos para requerimento serão redefinidos.

Para informações sobre o processo, consulte a página da Prograd e as regras acadêmicas da Universidade.

1. Quem é da licenciatura e precisa fazer estágio em escolas que estão fechadas?

A Pró-Reitoria de Graduação informou, por meio de Ofício Circular, as condições necessárias para adaptação das atividades de estágio para regime remoto. Além disso, considerando suas especificidades, cada curso deve avaliar sobre essa possibilidade. Entre em contato diretamente com o Colegiado do curso.

Tem previsão para a divulgação da 6ª chamada da lista de espera?

Desde 18 de março de 2020, em função da pandemia da Covid-19, os procedimentos relacionados ao registro acadêmico e matrícula de estudantes calouros dos processos  seletivos de graduação da Universidade foram interrompidos.

É importante observar que nenhum desses procedimentos foram cancelados e, assim que houver uma definição acerca da retomada de atividades presenciais, a UFMG procederá com a publicidade de um novo cronograma.

Dentre esses procedimentos, encontram-se a interposição de recurso da 4ª Chamada, bem como a divulgação da 5ª Chamada e 5ª Antecipação de Entrada da Lista de Espera do SiSU/UFMG 1/2020. Para mais informações, acesse a página do DRCA.

1. Tem previsão de regulamento do processo seletivo ainda para esse ano? Para ficar informado sobre os processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação da UFMG, Acesse o Informativo – Registro Acadêmico e Chamadas Subsequentes – SiSU/UFMG – 1ª edição de 2020, na página do DRCA.