Acesse, abaixo, o registro das aulas inesquecíveis encaminhados para a Campanha:

Docente: Andreza Werli-Alvarenga

Unidade: Escola de Enfermagem

Data da aula: 18/09/2020

Descrição: A aula tratou da finalização do grupo de orientação da Disciplina obrigatória de Sistematização da Assistência de Enfermagem para 5º período do curso de Enfermagem. Foi a apresentação de um estudo de caso para aplicação dos conceitos trabalhados na disciplina.

Essa foto registrou um momento em que alunos e docente estávamos felizes, por, apesar do grande desafio, termos a convicção de que os conceitos estavam se consolidando e que havíamos superado o desafio!

Docente: Rogério Rodrigues da Silva

Unidade: Instituto de Geologia

Data da aula: 28/09/2020

Descrição: O objetivo da aula foi o de ensinar o transporte e a deposição de sedimentos como processos da formação de rochas sedimentares. Foi realizada com o auxílio de webcam e utilização de quadro de giz.

Considero todas as aulas anteriores a pandemia do Coronavírus como inesquecíveis. Esta aula remota, e todas de meu curso de ERE, tentam resgatar o papel do professor perante seus alunos, onde o que é importante não são os meios eletrônicos utilizados, mas sim o processo de ensino-aprendizado em seu estado original.

Link para a amostra: Acesse

Docente: Lívia Guimarães Zina

Unidade: Faculdade de Odontologia

Data da aula: 17/09/2020

Descrição: A disciplina de ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA ODONTOLÓGICA (OSP026) é ofertada para os alunos do 9º período do curso de graduação em Odontologia. O conteúdo de MARKETING EM ODONTOLOGIA foi organizado utilizando-se a estratégia da "sala de aula invertida". Os alunos tiveram acesso prévio à bibliografia (resumo do conteúdo em PDF, artigos científicos e vídeos) e participaram de um fórum antes do encontro síncrono, realizado no dia 17/09, às 8:30, no Microsoft Teams. Em seguida, os alunos realizaram um exercício, que correspondeu a 2 estudos de caso.tiveram acesso prévio à bibliografia (resumo do conteúdo em PDF, artigos científicos e vídeos) e participaram de um fórum antes do encontro síncrono, realizado no dia 17/09, às 8:30, no Microsoft Teams. Em seguida, os alunos realizaram um exercício, que correspondeu a 2 estudos de caso.

A participação dos alunos, tanto no fórum quanto no encontro síncrono, foi memorável. Todos foram muito atuantes e as trocas de experiências foram muito significativas. Enquanto em algumas disciplinas tivemos dificuldades em conseguir que o aluno emitisse sua opinião, abrisse sua câmera ou simplesmente respondesse às questões que colocamos em discussão, nesta aula os alunos lideraram o processo de aprendizagem, foram autônomos e críticos de sua atuação, extrapolando o tempo inicialmente estabelecido para a aula, diante do desenvolvimento produtivo que foi alcançado. Muito elogios e declarações de satisfação foram emitidos pelos alunos ao final da aula.

No mesmo dia, um dos alunos fez uma postagem no Instagram com a foto que tiramos do encontro no final da aula, e é essa foto que compartilho aqui, pois ela simboliza o sentimento que a aula deixou em nossa alma.

Docente: Cintia de Azevedo Lourenço

Unidade: Escola de Ciência da Informação

Data da aula: 19/08/2020

Descrição: A aula introduziu os alunos na modelagem conceitual que foi a base para o desenvolvimento de um novo código de catalogação. O tema é muito atual e atrai o interesse de toda a comunidade bibliotecária, sendo imprescindível para o aluno de Biblioteconomia. Essa modelagem conceitual chamada FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records) deu início à retomada da pesquisa em Catalogação no mundo todo, após um longo período de inércia.

Link para a amostra: Acesse

Docente: Daniele Nunes Caetano de Sá

Unidade: Escola de Arquitetura

Data da aula: 07/08/2020

Descrição: Foram dois os objetivos da aula, quais sejam: a) Apresentar e discutir criticamente a historiografia das utopias no campo da arquitetura a partir do embate entre Iluminismo e Romantismo até a atualidade. Evidenciar as principais poéticas românticas,(conceitos de "sublime", "grotesco", "pitoresco", as metáforas da "deriva") a partir da pintura e da literatura. Reinterpretar as possibilidades contemporâneas da utopia com base no conceito de heterotopia de Michel Foucault. b) Subsidiar um dos trabalhos da disciplina, qual seja, a elaboração de propostas arquitetônicas utópicas que contemplem alternativas habitacionais frente a pandemia do COVID19. O objetivo central dessa atividade foi identificar e problematizar os limites da habitação contemporânea frente a pandemia e as possibilidades inventivas e imaginativas de uma proposta arquitetônica utópica.

Link para a amostra: Acesse

Docente: Ana Paola dos Reis

Unidade: Escola de Belas Artes

Data da aula: 24/09/2020

Descrição: A aula, na verdade, são duas aulas com o tema intercâmbio, e aconteceu no contexto da disciplina de Tópicos em Moda: Vieses e Pespontos para cursar Design de Moda. A aula é apresentada em dois episódios de podcast com a participação de 1 aluna e 2 egressas do curso que realizaram intercâmbio, com a intensão de compartilhar as experiências delas com os estudantes matriculados na disciplina. Os alunos enviaram perguntas através de fórum no Moodle, o podcast foi gravado e editado por pela professora, e após a veiculação dos episódios, a conversa continuou no Moodle. A disciplina apresenta as particulardades do curso de Design de Moda e estuda seu currículo, PCC e as Normas da Graduação da UFMG.

Link para a amostra: Acesse

Docente: Fernanda Cimini Salles

Unidade: Faculdade de Ciências Econômicas (Face)

Data da aula: -

Descrição: A disciplina de Economia Política Internacional II (ECN259) do curso de Relações Econômicas Internacionais tem como objetivo discutir os temas centrais da área à luz das abordagens contemporâneas de Economia Política Internacional (EPI). Dentre os temas centrais, destacam-se: evolução do Sistema de Comércio Internacional, do Sistema Financeiro Internacional, do Sistema Monetário Internacional e da interação entre Multinacionais e o Estado e a reconfiguração da ordem internacional: globalização, integração, fragmentação, geopolítica, potências emergentes e a ascensão da China. A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de novas questões alterando/(des)acelerando o rumo de vários desses processos. Como se trata de um fenômeno novo e inédito, o material analítico sobre o tema ainda é incipiente. Por isso, uma das atividades avaliativas do curso foi a realização de grupos de debates de conjuntura internacional, motivados por questões trazidos pela professora e pelos alunos, por meio do fórum do moodle. Os grupos são livres para escolher o formato das "lives": podcast, vídeo YouTube ou formato IGTV (Instagram), webinar, inclusive com a participação de pessoas externas a UFMG. Esse conjunto de aulas de debates está sendo inesquecível para mim, professora, e para os(as) estudantes. Em vários momentos me surpreendo com a maturidade analítica dos(as) alunos(as), a forma como eles mobilizam teorias e conceitos e, muitas vezes, extrapolam o conteúdo ensinado em sala de aula. As análises trazidas por eles fogem ao senso comum e revelam a importância da bagagem teórico-conceitual para a construção dos argumentos. Acredito que o fato de ser um formato "livre" e muito mais espontâneo do que os tradicionais "seminários" de apresentação de texto, esteja contribuindo para que os alunos construam suas próprias interpretações. Além, claro, de ser um motivo para um encontro descontraído, ainda que virtual, durante a pandemia. Fico feliz em saber que essas aulas estão sendo inesquecíveis não somente para mim. O "feedback" dos(as) estudantes são muito positivos, pois eles se sentem livres "para estimular a criatividade e aprofundamento dos conteúdos teóricos discutidos em aulas síncronas, contribuindo para estimular o senso crítico", conforme depoimento de um estudante. Cinco grupos autorizaram que as "lives" sejam disponibilizadas para a campanha "Minha aula inesquecível" da UFMG. O conteúdo foi reunido pelo aluno Henrique Gabriel Gonçalves de Oliveira no canal do YouTube da professora da disciplina e ficará disponível, temporariamente, durante esse Campanha. Foi criada uma Playlist para reunir todo o material e o link está disponível abaixo. Não foi selecionado um debate específico, pois todos são inesquecíveis.

Link para a amostra: Acesse

Docente: Fabiana Vargas Ferreira

Unidade: Faculdade de Odontologia

Data da aula: 02/10/2020

Descrição: O objetivo da aula é compreender e aplicar estatística descritiva e inferencial na interpretação de estudos epidemiológicos. É uma das minhas aulas inesquecíveis, uma vez que abordamos ao longo da disciplina conhecimentos de Epidemiologia e Bioestatística e nesta aula, em específico, o aluno tem contato com números e o que há por trás destes números. Foi possível apontar, por exemplo, os números atuais da pandemia, discutir como a Bioestatística influencia no dia a dia e como trabalhamos com dados que se tornam informações. Ainda, o interesse por temas atuais associados ao conteúdo incentiva a atenção, favorecendo a reflexão e a construção contínua do crescimento, propiciando maior interação dialógica entre discentes e docentes.

Link para a amostra: acesse.

Docente: Débora Balabram

Unidade: Faculdade de Medicina

Data da aula: 10/09/2020

Descrição: O  objetivo da aula era ensinar a prática de nós cirúrgicos remotamente. Ela faz parte do cronograma da disciplina de Cirurgia I, cursada pelos estudantes de medicina no 5º período.
Foram utilizados instrumentos simples, disponíveis no meu domicílio e nos dos alunos (caneca, barbante ou cadarço), bem como apoio para celular, o qual permitiu a filmagem das mãos.
Este é meu primeiro semestre na disciplina (e na universidade como professora adjunta; fui contratada em março/2020!). Como a Cirurgia I inclui o conhecimento e a aquisição de habilidades práticas, tais como preparo para o ato operatório, uso correto de instrumentos e nós cirúrgicos, foi necessário bolar uma estratégia de baixo custo. Tivemos a aula síncrona e, em seguida, pedi aos alunos para me enviarem vídeos da habilidade. Concluí que eles conseguiram reproduzir os nós que ensinei e me senti realizada! 🙂

Link da amostra: Acesse