Esse projeto articula espaços institucionais em prol de um encontro com os estudantes de graduação com o objetivo de aproximar, acolher, escutar, dialogar e registrar as experiências estudantis  no contexto universitário atual.

O projeto se justifica no entendimento de que o acesso e permanência de estudantes na universidade é uma luta histórica e, o contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), requer mais cuidado  para preservar esse direito à educação superior. O ERE trouxe uma mudança radical na forma de estudar e traz consigo condições específicas  (contexto doméstico, acesso à tecnologia, saúde ameaçada, etc) que podem incidir sobre a permanência na universidade.

A primeira ação do projeto acontecerá no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Montes Claros, e será totalmente virtual. Contará com encontros, rodas de conversa, oficinas e cards informativos. Será de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2020.

Nesta experiência, estão envolvidos representantes dos seguintes setores da UFMG: Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz/Prograd), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Nai), Observatório da Juventude (OJ), Diretório Central do Estudantes (DCE), Comissão de Saúde Mental, Representantes dos Estudantes e ICA.