O programa Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas foi concebida a partir de uma reunião, realizada em abril, com o objetivo de discutir o planejamento do retorno às atividades letivas em tempos de pandemia.

O encontro, proposto pela Reitoria, contou com a participação da reitora, Sandra Goulart Almeida, do vice-reitor, Alessandro Moreira, da pró-reitora e do pró-reitor adjunto de Graduação, Benigna Oliveira e Bruno Teixeira, além das diretoras de EaD, Eliane Palhares Guimarães; do GIZ, Maria José Flores, e da DTI, Dorgival Guedes.

As unidades reuniram as suas competências para oferecer, aos professores da Universidade, fóruns, oficinas, cursos, webinars e outras ações virtuais de apoio no uso de tecnologias digitais no ensino, e o programa foi lançado oficialmente no dia 10 de junho.

As unidades têm, tradicionalmente,  prestado suporte à comunidade acadêmica, por meio das oficinas, como as propostas pelo GIZ, e das assessorias pedagógicas e tecnológicas, feitas pelo Caed e pela DTI.