Lançado oficialmente em junho de 2020, o Programa Integração Docente passa a fazer parte da agenda da UFMG como espaço para o fortalecimento e discussão sobre as práticas de ensino, indo além do Ensino Remoto Emergencial.

O objetivo é que sejam instituídos, em cada período letivo, momentos para fortalecermos a cultura de autoavaliação, planejamento e trabalho coletivo no cotidiano das unidades, articulando professores,  estudantes e técnico- administrativos em educação nas estruturas já existentes (Departamento, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante e outros setores) ou criando outras organizações que sejam potenciais para o aprimoramento do ensino de graduação.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou a inclusão de três datas no Calendário Escolar de 2021, para que sejam realizados os Seminários Integração Docente (17 de maio, 28 e 29 de outubro). O objetivo é que sejam instituídos, em cada período letivo, momentos para fortalecermos a cultura de autoavaliação, planejamento e trabalho coletivo no cotidiano das unidades, articulando professores,  estudantes e técnico-administrativos em educação nas estruturas já existentes (Departamento, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante e outros setores) ou criando outras organizações que sejam potenciais para o aprimoramento do ensino de graduação.

A expectativa é que essa iniciativa permaneça nos calendários dos próximos anos, constituindo-se em um espaço/tempo marcado para o ensino.  Que essa agenda demarque uma força coletiva e simbólica de valorização dos sujeitos e práticas que se fazem presentes todos os dias nas relações de ensino-aprendizagem da universidade e desenvolvem conhecimentos socialmente relevantes.

As unidades de ensino da UFMG têm articulado espaços e ações nesta direção. Algumas dessas iniciativas se tornaram mais visíveis nesses tempos de pandemia e a expectativa é darmos continuidade a esse movimento para além do ERE.

Ao mesmo tempo, as articulações das instâncias de apoio (GIZ/Prograd, Caed, NAI, CAC, DTI, Cedecom) continuam a oferecer as ações formativas e a promover a socialização das experiências de ensino realizadas nos diversos cursos, as quais têm enriquecido as práticas pedagógicas e ampliado nosso cenário educativo no cotidiano da universidade.

A intenção é que possamos nos apropriar efetivamente desse espaço/tempo delimitado no calendário e fortalecer a cultura acadêmica dedicada ao ensino no dia a dia da universidade com vista ao seu contínuo aprimoramento. 

Caminhamos, assim, rumo a uma concepção de integração docente como uma atitude necessária para o ensino de graduação que extrapola os tempos da pandemia e a condição de um programa. Buscar-se-á  constituir, de fato, como uma cultura acadêmica que contribua para a excelência do ensino de graduação sem perder de vista seu sentido social.