O evento apresentará um balanço do ensino de graduação na UFMG no contexto de regime remoto e discutirá o alcance e desafios da universidade e a educação pública neste momento, particularmente, a relação e a responsabilidade com o ensino básico público.

Data: 10/02/2021, de 14h a 16h

Convidadas: professoras Andréa Motta e  Viviane Birchal (coordenadora e presidente da Comissão Própria de Avaliação, respectivamente); professoras Maria Flores Batista e Suzana dos Santos Gomes, membros docentes da CPA; Luiza Dantas, representante discente da CPA, e o técnico em Assuntos Educacionais Luiz Antônio de Faria, representante de servidores técnico-administrativos na Comissão.

O convidado especial será o professor Almerindo Janela Afonso (docente do Departamento de Ciências Sociais da Educação e pesquisador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Portugal)

Link do Fórum: acesse

O evento apresentará um balanço do ensino de graduação na UFMG no contexto de regime remoto e discutirá o alcance e desafios da universidade e a educação pública neste momento, particularmente, a relação e a responsabilidade com o ensino básico público.

Data: 02/02/2021

Convidadas: professoras Sandra Almeida, reitora da UFMG; Benigna de Oliveira, pró-reitora de Graduação e Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG, fundadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale/FaE/UFMG) e referência nas pesquisas sobre alfabetização e letramento.

Link do Fórum: acesse

O evento debaterá a experiência de escrever sobre o ensino de graduação e apresentar artigos publicados na seção especial da Revista Docência do Ensino Superior, periódico editado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, o GIZ, da Prograd/UFMG. 

Saiba mais sobre a publicação, acessando a página https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes.

Data: 02/12/2020

Convidados: Daniel Braga, editor adjunto da revista e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação (FaE/UFMG); professores Felipe Garrido, da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, no Chile; Eunice Francisca Martins, da Escola de Enfermagem da UFMG; Thais Morandini, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), SP,  e Antônio Carlos Gil, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP.

Link do Fórum: Acesse

Data: 30/10/2020

Convidados: Coordenadoras dos colegiados dos cursos de graduação de Psicologia, Profa. Erika Lourenço, de Nutrição, Profa. Rita Ribeiro, de Matemática, Profª Jussara de Matos e de Engenharia Química, Profª Érika Cristina.

Link do Fórum: Acesse

Os docentes tiveram que se reinventar com a pandemia e a consequente adoção do ensino remoto emergencial (ERE). O desafio de lecionar num contexto totalmente novo exige conhecer novas tecnologias, preparar-se e desenvolver um novo olhar para os  processos de ensino-aprendizagem. Tudo para manter a qualidade nas disciplinas que oferecem. Participarão três docentes da UFMG que enviaram relatos para a campanha Minha aula inesquecível, uma das ações do Programa Integração Docente. Eles vão compartilhar a experiência que escolheram como a mais significativa desde que foi implantado o ensino remoto presencial.

Data: 14/10/2020

Convidados: Armando Neves, do Instituto de Ciências Exatas, Rogério Rodrigues, do Instituto de Geociências e Débora Balabram, da Faculdade de Medicina.

Link: Acesse

O fórum discutirá as experiências dos estudantes com o Ensino Remoto Emergencial, suas impressões, críticas e sugestões ao modelo.

Data: 30/09/2020

Horário: 14 horas

Convidados: Tereza Fontes Cal, doutoranda em Biologia Celular e que desenvolve estágio docente na disciplina Citologia e Histologia aplicadas à Enfermagem, no Instituto de Ciências Biológicas; Júlia Rabelo, graduanda em Odontologia e monitora das disciplinas do departamento de Odontologia Social e Preventiva; Luiza Cruz, estudante de Letras e coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na UFMG; e Erick Xakriabá, do curso de Odontologia e representante dos estudantes indígenas da Universidade.

Link do evento: Acesse

No Fórum, buscaremos discutir as experiências curriculares no ensino remoto emergencial. Serão consideradas as relações entre sujeitos e conhecimentos que extrapolam a dimensão disciplinar e que têm sido mantidas, mesmo em tempos de pandemia.

A comunicação, o uso das tecnologias,  as metodologias e interações que têm sido mobilizados nestas  práticas são alguns pontos que, ao serem socializados, podem oferecer pistas para outras experiências curriculares.

Data: 16/09/2020

Horário: 14 horas

Convidados: os professores Terezinha Rocha, da Faculdade de Educação e Coordenadora da Formação transversal em Acessibilidade e Inclusão, Carlos Mendonça, da Comunicação e integrante da Formação Transversal Cultura em Movimento e Processos Criativos, também da Comunicação,  Eduardo Mascarenhas, da Arquitetura e coordenador do Ateliê Virtual da Arquitetura e Fernando Speranza, da Universidade de Buenos Aires/Argentina.

Link do evento: Acesse

O fórum objetiva duscutir a mediação pedagógica no ensino remoto, a partir da relação entre professores e estudantes nas práticas de ensino, abordando como tem sido usar a comunicação cotidiana e ferramentas tecnológicas e metodológicas para criar maior proximidade entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Convidados:  professores Vera Menezes, da Fale; Lorena de Paula, da ECI, e Eugênio Tadeu, da EBA

Data: 02/09/2020

Horário: 14 horas

Link: Acesse

O objetivo do fórum é discutir e socializar aspectos teóricos e metodológicos sobre avaliação no ensino de graduação considerando as diretrizes estabelecidas para os processos avaliativos no Ensino Remoto Emergencial

Convidados: os professores Francisco Soares, emérito do Icex, Viviane Birchal, da Escola de Engenharia e Diretora de Avaliação Institucional da UFMG, Andrea Motta, da Faculdade de Medicina e membra da Câmara de Graduação da UFMG, e Fabiane Ferreira, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Data: 19/08/2020

Horário: 14 horas

Link: Acesse

O evento tem o objetivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes dos estudantes relacionadas à nova dinâmica do ensino remoto emergencial adotado pela UFMG em razão da pandemia de covid-19. Serão abordados temas como inclusão de disciplinas, trancamento, apoio tecnológico, estágios, formaturas e acessibilidade e inclusão.

Convidados:  A pró-reitora e o pró-reitor adjunto de Graduação, Benigna de Oliveira e Bruno Teixeira, as diretoras do GIZ, Maria José Flores, e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Rosana Passos, e o diretor de Tecnologia da Informação, Dorgival Guedes. A estudante do curso de Geografia e bolsista do GIZ Ana Luisa Moreira também participará das discussões.

Data: 05/08

Horário: 14 horas

Link: Acesse

O evento contará com tradução simultânea em Libras.

Convidados: Professores Neide Judith, da área de Zootecnia e Alimentos, e Alcinei Místico, da Agronomia, ambos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), e Joana Ribeiro  e Carlos Augusto Gomes, da Veterinária. O evento também contará com a participação dos estudantes Wellyngton Ribamar, do curso de Administração do ICA, e Brisa Márcia Rodrigues, do curso de Medicina Veterinária.

Data: 22/07

Horário: 14 horas

Transmissão: acesse

O evento contará com tradução simultânea em Libras.

Convidados: Paulo Nogueira, Sirleine Brandão, Paulo Maia e Luiz Ribeiro, professores e coordenadores, respectivamente, dos colegiados de Pedagogia, especial das Licenciaturas, Formação Intercultural para Educadores Indígenas e licenciatura em Educação do Campo.

Gabriel Cavalcante e Gabriela Arsênio, graduandos em Pedagogia e Teatro, respectivamente.

Data: 08/07

Horário: 14 horas

Transmissão: Acesse

O evento trará experiências e impressões de docentes das áreas de Engenharia e Ciências Exatas que já produziram videoaulas e material que possa ser usado no ensino remoto e a visão de estudantes dessas áreas sobre o momento atual.

Convidados:  Professores Luiz Antônio Aguirre, Ernani Sales, ambos de cursos da Engenharia, Lucas Lages e Renato Antônio Celso, dos Departamentos de Física e Ciências da Computação e  os estudantes Guilherme Ximenes, da Engenharia de Sistemas, e Thomas Carrieri, da Matemática.

Data: 24/06

Horário: 14 horas

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Y-td2Gcnc_M

O evento, com tradução simultânea em Libras, abordará temas como as questões envolvidas no processo de retomada das aulas, os resultados de consulta feita pelos cursos aos alunos e professores da área sobre as condições para ensino, as perspectivas de estágios profissionais e a percepção dos estudantes desse período.

O fórum também marca o lançamento oficial do programa Integração Docente: Ações formativas para as Práticas Pedagógicas, promovido em parceria pela Prograd, GIZ, Caed e DTI, para oferecer, aos professores da Universidade, fóruns, oficinas, cursos, webinars e outras ações virtuais para auxílio ao uso de tecnologias digitais no ensino.

Convidados: Professores Maria Gabrielle de Lima, do curso de Biomedicina; Ênio Lacerda Vilaça, da Odontologia; Adriane de Medeiros, da Fonoaudiologia; e Sônia Viana, da Gestão em Serviços de Saúde. Pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, fará a abertura do evento. Os graduandos em Medicina, Marcus Vinícius Cruz, e em Psicologia, Raul Chaves, também participam do fórum, que conta ainda com os representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Diego Pereira, coordenador de Inserção Ensino-Serviço; do Hospital das Clínicas da UFMG, Fabiana Kakehasi; e do Hospital Municipal Risoleta Neves, Rafael Barbuto.

Data: 10/06

Horário: 13 horas

Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=8KJAbNAHPFA

Matérias relacionadas:

Cursos da saúde abrem discussões sobre retorno das atividades acadêmicas

Planejamento sobre a retomada nos cursos de saúde é tema de fórum nesta quarta

Evento de pré-lançamento do Projeto Integração docente: ações formativas para as práticas pedagógicas fruto de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (DTI).

Data: 29/05/2020

Convidados: Sandra Goulart, reitora da UFMG, Benigna de Oliveira, Pró-reitora de Graduação, Cristina Alvim, Presidente do Comitê de enfrentamento ao Coronavírus da UFMG, Carlos Roberto Jamil Cury, professor Emérito e Bernardo Jefferson de Oliveira, professor Titular, ambos da Faculdade de Educação.

Link do Fórum: https://www.youtube.com/watch?v=F48G2D2TkFg

Matérias relacionadas:

Em evento on-line, UFMG reafirma compromisso com a inclusão e qualidade