Uma das unidades responsáveis pelo Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas, lançado na quarta-feira, o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed/UFMG) disponibiliza materiais para auxiliar a elaboração de atividades didáticas ministradas virtualmente. 

Professores interessados em temáticas variadas sobre a educação a distância, como a formação e evolução dos conceitos envolvidos, produção de recursos didáticos e relatos de experiências bem sucedidas de extensão e ensino baseadas na modalidade podem conferir os onze ebooks, editados pelo Caed em parceria com a Editora UFMG. Em formato epub, os livros podem ser baixados gratuitamente

O Centro também mantém o Espaço “Disciplinas EaD no Ensino Presencial”, que traz informações sobre como planejar a oferta de um curso a distância, incluindo procedimentos para sua concepção, como a disposição do programa em unidades, reunião de bibliografia e previsão de avaliações, além de conteúdos sobre a plataforma Moodle e sugestões de uso de recursos tecnológicos disponíveis, como podcasts, vídeos, animações. 

O ambiente, criado em 2018, também permite aos inscritos contatar a equipe pedagógica do Caed para esclarecer dúvidas e solicitar apoio. 

Novas ações

Em junho, o Centro amplia a sua atuação, com a realização de webinars sobre o uso de ferramentas tecnológicas digitais no ensino: o primeiro deles, que acontece no dia 17, de 14h a 16h, tratará dos recursos e atividades do Moodle, plataforma de aprendizagem virtual utilizada pela UFMG. 

No dia 22, abrem as inscrições para quatro cursos de curta duração, com 15 horas cada, sobre temas ligados à educação a distância: “Introdução à EaD”, “Noções Básicas de Direitos Autorais”, “Introdução à Acessibilidade na EaD” e ““Introdução à Webconferência na EaD”.

“Seria importante que todos os docentes tivessem possibilidade de fazer esse cursos para depois ofertarmos outros, mais avançados, inicialmente previstos para julho e abordando temas como mediação e avaliação e produção de material didático para EaD”, explica Eliane Palhares, diretora de EaD da UFMG.

Confira o convite da professora para conhecer outras ações promovidas pelo Centro, no programa.