O Ensino Remoto Emergencial (ERE), alternativa  encontrada para as aulas continuarem durante a pandemia da Covid-19, gerou a necessidade dos estudantes de graduação da UFMG se adaptarem a uma nova forma de estudar, num contexto nem sempre favorável, e deparando-se com diversos desafios. Para dar um suporte nesse momento, alguns setores da UFMG trabalharam de forma colaborativa e criaram o projeto Diálogos com estudantes. A iniciativa, parte do Programa Integração Docente, focará em ações voltadas para os discentes.

A primeira delas será um evento, dos dias 30 de novembro a 3 de dezembro, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. A  programação contará com rodas de conversa, murais de experiência e oficinas. As informações e formulários de inscrição (que estarão disponíveis de 23 a 30 de novembro, ou até as vagas esgotarem ), podem ser acessados nesse link, clicando no nome das atividades. A ideia é que, posteriormente, a iniciativa aconteça em todas as unidades acadêmicas da UFMG.

“Dentro da perspectiva de que na Educação o educando aprende com o educador e o educador aprende com o educando, entendo que a Instituição precisa criar ambientes de aprendizado para promover o acolhimento, a escuta e o diálogo entre todos e todas da comunidade acadêmica, especialmente neste momento do ERE. Assim, esta ação contribui não apenas para incluir e criar condições para permanência do/da estudante, mas para emancipar e mover as pessoas em prol de uma educação inclusiva e de qualidade, fortalecendo nossa identidade e vínculo com a UFMG”, explica o vice -reitor da UFMG, Alessandro Moreira.

Além do evento, o projeto incluirá a divulgação de dicas sobre temas diversos por meio de cards publicados nos canais de comunicação. A construção das ações, além das parcerias anteriores do Programa Integração Docente: Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-reitoria de Graduação (Giz/Prograd), Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), passou a contar com a colaboração da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Pró-reitoria de Extensão (Proex), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Programa Observatório da Juventude (OJ) da Proex e, nessa edição, com a Comissão de Saúde Mental do ICA.

Mais informações podem ser obtidas no site do Programa ou pelo e-mail integracaodocente@ufmg.br

Programa Integração Docente

As ações do Programa Integração Docente começaram com o objetivo de contribuir com o planejamento do retorno às aulas com o ERE, depois trouxeram o relato dessas experiências, inclusive do ponto de vista dos estudantes, e resultados dos processos de monitoramento desse novo formato de ensino. Entre as atividades promovidas pela iniciativa estão fóruns, webinars, minicursos e oficinas.

Imagem: Lucas Braga/UFMG