Autores de textos que serão publicados em breve na página da revista , os professores Thais Morandini, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), SP,  e Antônio Carlos Gil, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP, que apresentarão, respectivamente, os trabalhos “Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto” “Formação inicial de professores na pandemia de Covid-19: estudo de caso sobre cartografia escolar”. A abertura será feita pela pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, e a mediação, a cargo de Cristina Alvim, coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFMG.
Entre abril e agosto, o periódico editado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Prograd/UFMG, abriu chamada para trabalhos com reflexões sobre o papel da universidade e os desafios do ensino no contexto de pandemia.Foram recebidas 56 submissões para o novo espaço, com relatos de vivências e reflexões sobre lecionar durante o período da crise sanitária, as relações entre professores com seus colegas de ofício e com seus alunos e novos formatos de aulas.“A adesão ao uso das tecnologias digitais é tema muito recorrente, pois, ainda que em diferentes medidas, todos estão ampliando e/ou inserindo em suas práticas o uso de plataformas e softwares diversos”, revela Zulmira Medeiros, técnica em Assuntos Educacionais do GIZ UFMG e editora adjunta da revista.

Integração discente

A partir desta semana, o Integração Docente ampliará sua atuação, com a oferta de atividades para os graduandos da Universidade, pelo projeto Diálogos com Estudantes. O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros, será o primeiro local a sediar as ações da iniciativa, entre 30/11 e 3/12.

A programação, que deverá ser estendida a outras unidades acadêmicas em breve, inclui encontros, rodas de conversas e oficinas sobre gestão do tempo, mapas conceituais e introdução à plataforma de design Canva. Também está prevista a divulgação de dicas sobre ensino, extensão, saúde mental e acolhimento, ao longo de todo o semestre, nos perfis das mídias sociais da UFMG e das unidades envolvidas na iniciativa, como a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Prograd, Giz e Caed.

Informações e formulários de inscrições, por ora reservadas aos alunos do ICA, estão disponíveis na página do projeto.

Em caso de dúvidas ou para mais detalhes, escreva para integracaodocente@ufmg.br.