Na próxima quarta, 16 de setembro, de 14 às 16 horas, acontecerá o 9° Fórum on-line do Programa Integração Docente. O evento será transmitido no canal do YouTube da Coordenadoria de Ações Comunitárias (Cac) e colocará em discussão as experiências curriculares no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Serão consideradas as relações entre sujeitos e conhecimentos que extrapolam a dimensão curricular e que têm sido mantidas, mesmo em tempos de pandemia.
“A comunicação, o uso das tecnologias, as metodologias e interações que têm sido mobilizados nestas práticas são alguns pontos que, ao serem socializados, podem oferecer pistas para outras experiências curriculares”, explica Maria Flores, Diretora de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), uma das instâncias participantes do Programa Integração Docente.
Os convidados do evento são os professores Terezinha Rocha, da Faculdade de Educação e Coordenadora da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, Carlos Mendonça, do curso de Comunicação e integrante da Formação Transversal Cultura em Movimento e Processos Criativos, Juarez Guimarães, também da Comunicação, Eduardo Mascarenhas, da Escola de Arquitetura e Coordenador do Ateliê Virtual da Arquitetura e Fernando Speranza, da Universidade de Buenos Aires/Argentina.
Neste momento, os Fóruns tratam dos desafios trazidos pela implantação do ERE, há pouco mais de um mês na UFMG, devido à pandemia da Covid-19. As edições iniciais discutiram o planejamento de cada área do conhecimento para estabelecer esse novo formato.