O Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado da Medicina (GEDAAM) é uma rede de grupos de estudos criada pelos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG) e que tem por objetivo discutir técnicas de didática baseada em evidências, técnicas de autogestão baseada em evidências e raciocínio clínico baseado em evidências.

Dada a experiência do grupo em técnicas didáticas de vanguarda, os membros discentes de sua diretoria elaboraram um curso para auxiliar os docentes a se adequarem às necessidades impostas pelo Ensino Remoto Emergencial. Apesar do nome do grupo, o Curso de Capacitação em Ensino Digital apresenta conhecimentos que podem ser aplicados ao ensino das mais diferentes disciplinas. O curso é dividido em quatro módulos, realizados por meio da plataforma Google Classroom em caráter auto-instrucional (no seu ritmo). Você encontrará os materiais na aba “Atividades” da plataforma. Há cerca de 8 horas de material a ser apreciado, com prazo de 30 dias para execução. Após esse período, será realizada a certificação àqueles que fizerem todas as atividades.

Os módulos são:

I) Plataformas e acesso a materiais;

II) Montando uma aula;

III) Engajamento;

IV) Colhendo feedback e examinando.

Ao final, você terá familiaridade com as principais plataformas de ensino digital e saberá como estruturar suas disciplinas de forma a manter o engajamento dos alunos e otimizar o aprendizado do conteúdo.

Acessando o curso

O curso deverá ser acessado utilizando a plataforma Google Classroom. Ao acessar o site da plataforma, será requisitado que você acesse uma conta Google ou crie uma nova. Seu email institucional xxxx@ufmg.br pode ser usado para criação de uma conta Google. Após criada a conta, entre novamente no Google Classroom. Clique no botão “+” no canto superior direito da tela e em seguida selecione “Entrar em uma turma”. Insira o código rzjkv37 para entrar como aluno. Uma vez inserido na plataforma, você terá 30 dias para ler os materiais e realizar as avaliações. Feitas as avaliações dentro do prazo, seu certificado será emitido.

Contato do GEDAAM:

coordenacaogedaam@gmail.com

Mais informações aqui 

Foto: Lucas Braga/UFMG