Profa. Mônica Medeiros Ribeiro (Diretora adjunta de Ação Cultural da UFMG)

Atriz e dançarina, preparadora corporal, diretora. Doutora em Artes-PPG Artes da EBA/UFMG. Possui Graduação e Mestrado em Letras/UFMG. Especialista em Neurociências e Comportamento pelo /ICB-UFMG e Neuropsicologia pela FUMEC. Professora Associada do departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, com atuação no curso de Graduação em Teatro. Professora permanente da Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Coordenadora da Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG (2018-2020). Membro pesquisador do grupo de pesquisa IMPROLAB e do CRIA: Artes e Transdisciplinaridade, do qual é vice-líder. Pesquisa processos de criação em artes da cena, improvisação em dança, práticas do corpo e epistemologias nas artes e humanidades. Coordenadora do LECAC – Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes da Cena. Membro Pesquisador da ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Diretora Adjunta de Ação Cultural da UFMG (2019- ).

Profa. Ana Flávia Machado (Pesquisadora convidada)

Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: economia criativa, consumo e fruição cultural, mercado de trabalho de artistas e economia de museus. Entre 2010 e 2014, ocupou o cargo de Editora do periódico Nova Economia do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. No período de agosto de 2015 a março de 2018, ocupou o cargo de Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG. Pesquisadora no CNPq em produtividade desde 2004 e membro eleita do Comitê Executivo da Association for Cultural Economics International (ACEI) a partir de 2019

Prof. Fernando Antonio Mencarelli (Diretor de Ação Cultural da UFMG)

Professor Titular da UFMG, pesquisador CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa PQ 1C) e diretor teatral. Doutor e mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura, com trabalhos sobre a história do teatro brasileiro. Visiting Research Scholar no Graduate Center da City University of New York/CUNY, Bolsa CAPES de Estágio Senior no Exterior). Pós-Doutoramento em Teatro, no Laboratório ARIAS/CNRS-Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris III, França (Bolsa CAPES). Professor na graduação em Teatro (Licenciatura e Bacharelado) e na pós-graduação em Artes (mestrado e Doutorado) da Escola de Belas-Artes da UFMG. Diretor de Ação Cultural da UFMG (desde 2019). Coordenação do Campus Cultural UFMG em Tiradentes (2018). Foi membro do Comitê Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Foi membro do Comitê de Assessoramento da CAPES na área de Artes. Foi membro do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Artes (2013- 2016). Foi membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (2014-2016). Foi Diretor adjunto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (2014/2015). Foi Coordenador do Programa de Pós- graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Foi Presidente da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2006/2008. Integrou as equipes de criação do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFMG (1998), da Linha de Pesquisa em Artes Cênicas (2006) e da Linha de Pesquisa em Artes da Cena (2014) do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Comissão de Especialistas do Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Atualmente é membro do Conselho Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Atualmente é membro da equipe de pesquisadores da Maison des Sciences de L´Homme Paris Nord (Paris/França). Diretor artístico associado do Centro Internacional de Teatro Ecum (SP). Foi membro da equipe de organização da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (2013-2016).

Thobila Gabriela de Lima Costa Sousa (Pesquisadora da Diretoria de Ação Cultural da UFMG)

Formada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduanda em Filosofia Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado pelo Senac. Atualmente é coordenadora de Políticas Culturais na Diretoria de Ação Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). Já atuou na gerência administrativas de Festivais e Projetos. Tem experiência na área de Artes, na produção de diversas exposições, entre elas, Olhar Revisitado: reencontro e novas afetividades; Desconstrução do Esquecimento: golpe, anistia e justiça de transição; D. Quixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes; Mário Zavagli: Memória e Paisagem.

Jonas Henrique (Doutorando em Economia, assistente de pesquisa)