Em maio de 2021, a então Diretoria de Ação Cultural da UFMG e pesquisadores convidados iniciaram a pesquisa Mapeamento Cultural da UFMG (2019-2021), visando subsidiar a construção do Plano Plurianual de Cultura da UFMG. Partiu-se da necessidade de se conhecer quem são os agentes e espaços culturais da universidade, bem como quais são as ações por eles desenvolvidas e quais parcerias estabelecem com a sociedade.

A construção de um mapa cultural de uma instituição implica considerar que não buscamos fazer um recenseamento, o que implicaria trazer o universo de todos/as os/as agentes e atividades culturais que se encontram na Universidade. O mapeamento cultural da UFMG – referente aos anos de 2019, 2020 e 2021 – é resultado dos diversos modos de auto-identificação dos respondentes, bem como da capacidade de descreverem suas ações, parcerias e seus lugares de atuação.

A transversalidade da cultura foi premissa que orientou tanto a construção do instrumento de coleta de dados quanto a análise quanti-qualitativa dos mesmos. A transversalidade da Cultura na esfera acadêmica da universidade está apresentada no PDI (2018/2023) através do seguinte princípio: “As ações institucionais visam à valorização da cultura como espaço privilegiado de produção de conhecimento, articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e não simplesmente como um conjunto de atividades e eventos desvinculados das práticas acadêmicas”.

O mapa cultural, resultante da pesquisa realizada, é constituído por infográficos, imagens de redes, mapas interativos, textos descritivos e artigos acadêmicos. Ele apresenta um momento da cultura na instituição, retrato este resultante da participação ativa daqueles que se interessaram em compor esse cenário.

Desse modo, as informações fornecidas e os cruzamentos entre elas possibilitaram o levantamento de um conjunto de informações que representam os agentes, ações e espaços culturais da UFMG. Para conhecimento mais detalhado do processo da pesquisa e análise dos resultados sugere-se a leitura dos textos acadêmicos publicados e disponíveis neste hotsite.

Inicialmente, a pesquisa contou com 953 respondentes. Entretanto, 19,2% declararam não possuir vínculo com a instituição e 4% não aceitaram o termo de consentimento livre e esclarecido, o que gerou 730 respondentes válidos. Entre esses, 59% são estudantes; 23%, docentes; 13%, técnico-administrativos em educação; 3%, funcionários terceirizados e 2%, funcionários aposentados.

Distribuição das atividades culturais declaradas pelos respondentes em relação às etapas do Ciclo de Cultura.

Relação entre as categorias de atividades culturais declaradas pelos respondentes e as etapas do ciclo de cultura.

Relação entre os tipos de vínculo dos respondentes e as etapas do ciclo de cultura.

Distribuição das atividades culturais declaradas pelos respondentes em relação às categorias das Dimensões Culturais da UFMG.

Relação entre os tipos de vínculo dos respondentes e as Dimensões Culturais.

Relação entre as categorias de atividades culturais declaradas pelos respondentes e as Dimensões Culturais.

Distribuição dos participantes da pesquisa em relação ao gênero, orientação sexual e cor.

Transversalidade e diversidade da cultura na UFMG em números