A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem em seu Estatuto o compromisso com a cultura e com a arte vinculadas às atividades acadêmicas. Esse compromisso se refere não somente à difusão das ações de cultura e arte, como também ao ensino e à criação, e se reflete em inúmeras pesquisas, projetos de extensão, cursos de graduação, pós-graduação e espaços de cultura. A importância da cultura associada às atividades acadêmicas também está expressa nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) desde 2008.

A Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) é o órgão da Administração Central que, além de propor, executa as políticas culturais e articula equipamentos, programas e projetos vinculados à cultura na universidade.

Como órgão gestor da cultura na UFMG, a Procult se propõe a mobilizar a Universidade em torno da discussão da temática da cultura em diferentes unidades e segmentos de sua comunidade, construindo o futuro Plano de Cultura da UFMG.

Para que esse plano de cultura possa responder às demandas e singularidades dos agentes e das ações culturais da Universidade, faz-se necessário um mapeamento prévio da cultura que possa subsidiá-lo e revele a diversidade cultural presente na UFMG, bem como abarque as expressões do patrimônio artístico e das linguagens artísticas, dos agentes culturais individuais ou coletivos, espaços culturais e pesquisadores da Cultura.

Entre 2019 e 2021, foi realizada pela primeira vez a pesquisa do Mapeamento Cultural da UFMG. Logo depois, entre junho e agosto de 2021, aconteceu um Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura. Nele, foram reunidos os agentes da universidade que atuam no campo cultural, para, juntos, elaborarem sugestões para o aperfeiçoamento da Política Cultural da UFMG.

Agora, a comunidade é convidada novamente a participar da consulta do Mapeamento Cultural 2022-2023, dando continuidade ao diagnóstico dos agentes culturais da UFMG e suas artísticas e culturais para subsidiar a construção da política cultural da UFMG.