A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem em seu Estatuto o compromisso com a cultura e com a arte vinculadas às atividades acadêmicas. Esse compromisso se refere não somente à difusão das ações de cultura e arte, como também ao ensino e à criação, e se reflete em inúmeras pesquisas, projetos de extensão, cursos de graduação, pós-graduação e espaços de cultura. A importância da cultura associada às atividades acadêmicas também está expressa nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) desde 2008.

A Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) é o órgão da Administração Central que, além de propor, executa as políticas culturais e articula equipamentos, programas e projetos vinculados à cultura na universidade. A DAC foi institucionalizada em 2002 e se encontra diretamente vinculada ao Gabinete da Reitoria.

Como órgão gestor da cultura na UFMG, a DAC se propõe a mobilizar a Universidade em torno da discussão da temática da cultura em diferentes unidades e segmentos de sua comunidade. Para além dessa discussão, ela almeja construir, por meio de um processo democrático e participativo, um dossiê que subsidiará a construção do futuro Plano de Cultura da UFMG.

Para que esse plano de cultura possa responder às demandas e singularidades dos agentes e das ações culturais da Universidade, faz-se necessário um mapeamento prévio da cultura que possa subsidiá-lo e revele a diversidade cultural presente na UFMG, bem como abarque as expressões do patrimônio artístico e das linguagens artísticas, dos agentes culturais individuais ou coletivos, espaços culturais e pesquisadores da Cultura.

Para além da construção do Mapa da Cultura da UFMG, a Diretoria realizou, entre junho e agosto de 2021, um Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura, considerando que a gestão cultural na UFMG está pautada na promoção do direito à cultura, na participação democrática, na descentralização da gestão da política cultural, no respeito e valorização da diversidade e na inserção plena da cultura no projeto acadêmico. Nele, foram reunidos os agentes da universidade que atuam no campo cultural, para, juntos, elaborarem sugestões para o aperfeiçoamento da Política Cultural da UFMG.

Leia o projeto na íntegra: