Formulário disponível até 29 de dezembro.

A pesquisa tem como objetivo conhecer os agentes culturais da UFMG e suas práticas na universidade, a fim de subsidiar a construção do próximo Plano de Cultura da UFMG. Portanto, buscamos identificar, localizar e descrever sucintamente os agentes, seus campos de atuação, de gestão de espaços culturais, suas ações e projetos em artes e culturas.

Não. Podem participar todos aqueles que estudam, pesquisam, divulgam ou trabalham com culturas e artes. Por exemplo, curadores, gestores de culturas, mestres de saberes da tradição, professores/pesquisadores, técnicos de luz e som, coreógrafos, produtores culturais, produtores executivos, comunicadores, entre outros.

Em outras palavras, podem participar todos os que desenvolvem atividades relacionadas aos diversos campos culturais (acervo, arte de rua, artesanato, cinema, comunicação, cultura digital, cultura LGBTQIA+ etc) e aos diversos campos do conhecimento (das ciências humanas às exatas).

  • Agente individual: estudantes, pesquisadores, artistas, trabalhadores da área de cultura, professores, técnicos-administrativos, terceirizados, entre outros;
  • Agente coletivo: grupos de pesquisa, de estudo, artísticos, cineclubes, coletivos, feiras, festivais, podcasts, eventos etc;
  • Gestor de espaço cultural: representantes legais de centros de comunicação, de divulgação, livrarias, editoras, museus, espaços culturais etc.

Atividades relacionadas a arquivo, acervos, arte de rua, arte digital, artes integradas, artesanato, cinema, circo, comunicação, conservação, cosmologias, cultura de matriz africana, cultura cigana, cultura digital, cultura estrangeira, cultura indígena, cultura LGBTIQ+, cultura urbana, dança, desenho, design, festas populares, fotografia, gastronomia, gestão cultural, jogos eletrônicos, impressos e outros suportes, jornalismo, literatura, livro, manifestações étnico-culturais, meio ambiente, mídias sociais, moda, museu, música, novas mídias, ópera, patrimônio imaterial, patrimônio material, performance, pesquisa e ensino em artes e cultura, produção cultural, publicidade, rádio, redes sociais, restauração, teatro, televisão, tradições e vídeo.

Administração, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, Artes, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciência da Informação, Ciência da Computação, Comunicação, Direito, Economia, Educação, Engenharias, Farmácia, Filosofia, Geografia, História, Letras e Linguística, Museologia, Música, Restauração e Conservação, Saúde, Sociologia, Turismo e demais.