Mesa de apresentação foi composta pelas pesquisadoras Ana Flávia Machado, Thobila Costa e Mônica Medeiros Ribeiro (esq. para direita)

Foram apresentados na segunda-feira, 18 de julho, durante a abertura do 54º Festival de Inverno UFMG, os resultados do primeiro processo de mapeamento cultural da UFMG. Na mesa Mapeamento cultural da UFMG (2019-2021): resultados e perspectivas futuras, o público conheceu os resultados da pesquisa iniciada no ano passado com o objetivo de identificar as pessoas que produzem cultura na Universidade e descrever seus campos de atuação, ações e projetos.

As pesquisadoras Mônica Medeiros Ribeiro, Ana Flávia Machado e Thobila Costa foram as responsáveis por apresentar os dados ao público presente no Conservatório UFMG. Pró-reitora adjunta de Cultura e coordenadora da pesquisa, Mônica abriu a apresentação com os dados gerais do mapeamento. Do total de agentes culturais da UFMG, 70% se identificaram como agentes culturais individuais, 21% como agentes coletivos, inseridos em grupos de pesquisa e grupos artístico-culturais, e 10% se identificaram como espaços culturais da Universidade.

Em relação aos agentes culturais coletivos, 44,37% são professores e 43,05%, estudantes. Entre as pessoas que se identificaram como agentes individuais, 67,39% são estudantes e 16,4%, docentes. Os agentes que responderam por espaços culturais estão distribuídos entre servidores técnico-administrativos (34%), estudantes (30%) e docentes (26%).

Todos os resultados podem ser vistos aqui no site.