Mônica Medeiros Ribeiro (coordenadora da pesquisa)

Diretora adjunta de Ação Cultural da UFMG. Atriz-dançarina, preparadora corporal e diretora teatral, Mônica é professora associada do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes. Fez graduação e mestrado em Letras, doutorado em Artes e especialização em Neurociências e Comportamento, sempre na UFMG. É também especialista em Neuropsicologia pela Fumec. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPG Artes/EBA/UFMG) entre 2018 e 2020. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace). Participa como pesquisadora e colíder do Grupo de pesquisa Cria: Artes e Transdisciplinaridade (CNPq). É professora permanente do PPG Artes/EBA/UFMG e coordenadora do Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes da Cena (Lecac).

Fernando Mencarelli (pesquisador)

Diretor de Ação Cultural da UFMG. Professor titular da UFMG e pesquisador CNPq. Doutor e mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura. Visiting Research Scholar no Graduate Center da City University of New York/CUNY. Pós-Doutoramento em Teatro, no Laboratório ARIAS/CNRS-Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris III. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Coordenador do Campus Cultural UFMG em Tiradentes (2018). Membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (2014-2016). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (2006-2008).

Ana Flávia Machado (pesquisadora)

Formada em Ciências Econômicas (1985) e mestre em Economia pela UFMG (1993). Doutora em Economia pela UFRJ (2000). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: economia criativa, consumo e fruição cultural, mercado de trabalho de artistas e economia de museus. Entre 2010 e 2014, ocupou o cargo de editora do periódico Nova Economia do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. No período de agosto de 2015 a março de 2018, ocupou o cargo de Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG. Pesquisadora no CNPq em produtividade desde 2004 e membro eleita do Comitê Executivo da Association for Cultural Economics International (ACEI) a partir de 2019 (http://lattes.cnpq.br/9625562877284120) e ORCID https://orcid.org/0000-0001-8573-7906.

Thobila Gabriela de Lima Costa Sousa (pesquisadora)

Coordenadora de Políticas Culturais na Diretoria de Ação Cultural da UFMG. É formada em Administração, graduanda em Filosofia pela UFMG e especialista em Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado pelo Senac Minas. Possui experiência na gerência administrativa de festivais, exposições e projetos culturais.

Jonas Henrique (pesquisador)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Toledo (2013) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócios PGDRA/UNIOESTE (2016). Atualmente é doutorando em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar/UFMG) e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Economia da Cultura da mesma instituição. Possui experiência em pesquisas nos seguintes temas: desenvolvimento regional, economia da cultura e criativa, mercado de trabalho de artistas e valoração do patrimônio cultural.